A tokenização vai remodular o futuro das finanças? A Ripple acredita que sim. A empresa compartilhou em uma série de Insights sua grande visão sobre a tokenização. Conforme uma pesquisa da Ripple, 72% dos mais de 1.700 líderes financeiros tem expectativa de explorar a tokenização nos próximos três anos.
Os pagamentos criptográficos ajudaram a impulsionar a inovação inicial e a adoção da tecnologia blockchain, mas os principais benefícios do acesso melhorado, da eficiência e da liquidez estão agora a alimentar a mais recente aplicação transformacional desta tecnologia – a tokenização de ativos do mundo real. E os líderes empresariais estão percebendo. Setenta e dois por cento (72%) dos entrevistados do Relatório de Novo Valor de 2023 da Ripple disseram que esperam explorar a tokenização como um meio de impulsionar a inovação nos próximos três anos”.
No entanto, de acordo com a Ripple, para conseguirem obter sucesso, essas empresas vão necessitar construir uma estratégia de tokenização de ativos que considere os elementos e indústrias mais capazes de desbloquear todo o potencial do blockchain.
Tokenization is reshaping the future of finance, offering the promise of enhanced transparency and increased accessibility.
Part II of our tokenization series details how companies are unlocking value and navigating an evolving digital asset landscape.https://t.co/VVO8gCfjcb
— Ripple (@Ripple) February 13, 2024
Em seu relatório, a Ripple elencou os benefícios da utilização desta tecnologia: “O crescente interesse e exemplos de tokenização podem ser atribuídos à ampla gama de benefícios que a tecnologia blockchain permite. Desde a tokenização de ativos financeiros e imobiliários até à propriedade, emissão de bilhetes para eventos e créditos de carbono, a tokenização está a ajudar a maximizar as receitas das empresas através de uma gestão simplificada, maior acessibilidade e maior liquidez”.
O relatório destacou que um dos principais benefícios é maior transparência, além de melhorar o acesso a uma classe de ativos, reduzindo as barreiras tradicionais à entrada, reduzindo custos ou preços de ativos e eliminando fronteiras geográficas. “Mas os benefícios da tokenização só poderão concretizar-se quando os mercados para estes ativos tokenizados se tornarem mais líquidos e tiverem um mercado secundário forte”, observou a Ripple.