A empresa de investimentos, Franklin Templeton, arquivou, em 12 de fevereiro, um novo pedido para um fundo negociado em bolsa (ETF) à vista de Ethereum (ETH) para avaliação da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA.
Em um documento recente, a gestora apresentou uma declaração de registro S-1 para o seu ETF Franklin Ethereum. O produto proposto vai geralmente refletir o preço do Ethereum. Os custodiantes do Ether e do Cash serão a Coinbase Custody Trust Company e o Bank of New York Mellon, respectivamente. Além disso, o documento explicou que as ações seriam listadas e negociadas na Cboe BZX Exchange.
Em uma parte do documento, a empresa destacou:
“As Ações têm como objetivo oferecer um meio conveniente de fazer um investimento semelhante a um investimento em éter em relação à aquisição, manutenção e negociação de éter diretamente em uma base peer-to-peer ou outra base ou por meio de uma plataforma de ativos digitais”, dizia o documento.
“As Ações foram concebidas para remover obstáculos associados às complexidades e encargos operacionais envolvidos num investimento direto em éter, proporcionando um investimento com um valor que reflete o preço do éter detido pelo Fundo nesse momento, menos as despesas do Fundo. “
O arquivamento enfatizou também que: “os Participantes Autorizados entregarão apenas dinheiro para criar Ações e receberão apenas dinheiro ao resgatar Ações”.
Aprovação de ETF Ethereum em meados de 2026?
A potencial aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Ethereum à vista foi bastante especulada na comunidade cripto nos últimos dias. As especulações aconteceram após a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA aprovar ETFs de Bitcoin, em 10 de janeiro.
Recentemente, o banco de investimento TD Cowen lançou luz sobre um prazo estimado para o lançamento de um spot Ethereum ETF, conforme informações do The Block. De acordo com a publicação, o ETF deverá ser aprovado nos EUA entre o final de 2025 ou início de 2026. O TD Cowen Washington Research Group emitiu uma nota em 29 de janeiro.