O desenvolvedor do blockchain Ethereum (ETH), Tim Beiko, anunciou, em 24 de janeiro, novidades na rede, destacando o lançamento da atualização do Dencun. A iminente chegada da atualização Dencun no Ethereum, uma inovação que promete revolucionar o ecossistema com taxas de gás significativamente reduzidas e transações mais rápidas.
Em uma publicação no aplicativo X, Beiko informou que mais blobs testnet estão a caminho, ressaltando a ativação de Dencun na testnet Sepolia, no dia 30 de janeiro, e na testnet Holesky, em 7 de fevereiro.
“Mais blobs testnet a caminho. O Dencun será ativado em Sepolia em 30 de janeiro e em Holesky em 7 de fevereiro. Se estiver executando um nó em qualquer uma das redes, agora é a hora de atualizá-lo! Supondo que ambos corra bem, mainnet é o próximo”, afirmou.
More testnet blobs on the way .oO
Dencun will activate on Sepolia Jan 30, and on Holesky Feb 7. If running a node on either network, now’s the time to update it!
Assuming both of these go smoothly, mainnet is next ✅https://t.co/QbEUACix2S
— timbeiko.eth ☀️ (@TimBeiko) January 25, 2024
No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 2.206,85 com baixa de 0.9% nas últimas 24 horas.
Atualização Dencun Ethereum
A atualização Dencun, que fez sua estreia na testnet Goerli em 17 de janeiro, traz uma série de melhorias tecnicamente avançadas. Dentre elas, destaca-se a implementação do proto-danksharding, uma faceta do EIP-4844, que visa diminuir drasticamente as taxas de transação da camada 2 (L2), potencialmente entre 80% e 90%.
Além do proto-danksharding, Dencun engloba alterações significativas nas camadas de consenso e execução do Ethereum, incluindo nove Propostas de Melhoria Ethereum (EIPs) distintas. Essas melhorias incluem o armazenamento transitório (EIP-1153), a integração da raiz do bloco Beacon no EVM (EIP-4788) e as transações Shard Blob (EIP-4844), todas essenciais para impulsionar o Ethereum em direção a uma estrutura mais eficiente e econômica.
A jornada de Dencun, no entanto, não tem sido livre de desafios. Durante a ativação da testnet Goerli, houve um atraso de quatro horas devido a um bug no cliente de prova de participação Prysm. Nebojsa Urosevic, cofundador da plataforma de desenvolvimento Ethereum Tenderly, esclareceu que atrasos na sincronização são comuns, mas ressaltou que podem ser rapidamente corrigidos devido à diversidade de clientes e testnets disponíveis.