Os três gigantes, Grayscale, VanEck e ARK, estão no centro das atenções com a perspectiva de oferecer ETFs Bitcoin à vista no mercado americano. Recentemente, cada uma dessas empresas deu um passo significativo ao receber aprovação para a negociação de seus fundos em bolsas de valores renomadas.
O Grayscale Bitcoin Trust, conhecido por ser um veículo de investimento destinado a investidores credenciados e negociado no OTCQX com o ticker GBTC, almeja agora um espaço na NYSE Arca. Esta mudança ocorrerá se a Grayscale conseguir a conversão desejada do trust para um ETF Bitcoin à vista. Paralelamente, o VanEck Bitcoin Trust aspira ser negociado sob a Chicago Board Options Exchange, conhecida como Cboe. A ARK, não ficando para trás e em colaboração com o gestor de fundos 21Shares, também tem o seu ETF Bitcoin ARK 21Shares de olho na Cboe.
Esse movimento das empresas não é apenas um mero preenchimento de papelada, mas um sinal encorajador no mercado de criptos. A aprovação das bolsas para a negociação dos ETFs Bitcoin é um indicativo positivo, embora a decisão final da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) ainda seja uma etapa crucial a ser superada.
O setor financeiro observa com grande expectativa a possível aprovação de um ETF Bitcoin. Tal desenvolvimento permitiria aos investidores americanos uma forma alternativa e menos direta de investir em Bitcoin, sem a necessidade de compra e custódia direta do ativo. Essa ansiedade é compreensível, dado o histórico de rejeições por parte da SEC, que sempre viu tais produtos como arriscados demais para o investidor.
No entanto, as recentes movimentações, incluindo pedidos de empresas como a Fidelity para seu Fidelity Wise Origin Bitcoin Trust, mostram um mercado em ebulição, preparando-se para uma possível e histórica aprovação. Ainda que não haja um comunicado oficial por parte dos emissores ou da SEC, o mercado está atento a qualquer sinal que possa indicar uma mudança positiva no cenário atual.
No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 43.992,05 em alta de 3,3% nas últimas 24 horas.