A Coinbase International Exchange, renomada no mercado global de criptomoedas, anunciou recentemente uma medida significativa: a limitação da alavancagem comercial a 10x em seus produtos futuros perpétuos. Esta decisão afeta uma gama de criptomoedas populares na plataforma, incluindo Bitcoin (BTC), Cardano (ADA), Ether (ETH), Litecoin (LTC), Solana (SOL) e XRP, entre outras.
Este novo limite de alavancagem, divulgado em 28 de dezembro, representa uma mudança notável para os traders que operam na bolsa. A Coinbase International especificou que, mesmo após os traders alcançarem a alavancagem máxima de 10x, eles ainda poderão realizar transações. Mas ainda estarão sujeitos aos requisitos padrão de margem inicial (DIM) para suas contas. Estes requisitos variam dependendo do ativo digital, indo de 20% (alavancagem de 5x) até 40% (alavancagem de 2,5x) para os contratos perpétuos.
Did you hear? We upgraded our leverage to 10x on all perpetual futures contracts, empowering you to execute more efficient trading strategies. Learn more about trading perpetual futures with leverage https://t.co/3Hq1KW3D2T pic.twitter.com/wKgYSVlAoG
— Coinbase International Exchange (@CoinbaseIntExch) December 28, 2023
Restrições de alavancagem da Coinbase visam equilibrar riscos no trading
A empresa enfatizou que esses limites são revisados regularmente. Assim, se leva em consideração diversos fatores como a profundidade da carteira de pedidos, os volumes de negociação e os resultados dos testes de estresse contra os saldos dos fundos de seguros. O objetivo principal é oferecer acesso à alavancagem de 10x, equilibrando simultaneamente os riscos sistêmicos para todos os traders envolvidos em negociações de alta alavancagem.
Esta iniciativa da Coinbase International ocorre após a exchange ter lançado a negociação de futuros perpétuos em 28 de setembro, logo depois de receber uma licença classe F da Autoridade Monetária das Bermudas (BMA). A plataforma é acessível apenas aos consumidores fora dos Estados Unidos e em países selecionados. Todos os clientes passam por um processo de avaliação para determinar sua elegibilidade antes de poderem abrir uma conta de negociação avançada na Coinbase.
A expansão da Coinbase nas Bermudas, iniciada em maio, veio como uma resposta à crescente pressão regulatória enfrentada por sua controladora nos Estados Unidos. A empresa elogiou o ambiente regulatório das Bermudas por seu alto nível de transparência, conformidade e cooperação, um aspecto crucial para sua operação internacional.
Esta decisão da Coinbase International sobre a alavancagem em futuros perpétuos reflete uma tendência crescente no mercado de criptomoedas de importação limites mais restritos na alavancagem para mitigar riscos sistêmicos. Além disso, destaca a importância da conformidade regulatória e da segurança nas operações de negociação de criptomoedas.