A Ripple concluiu de forma bem-sucedida a Fase 1 do Projeto Piloto de Palau Stablecoin (PSC). O detalhamento da conclusão desta fase foi divulgado no relatório intitulado “Ministério das Finanças, Programa Stablecoin da República de Palau: Relatório de Fase 1”, em 7 de dezembro.
Em julho, a Ripple fez uma parceria com o governo de Palau, um arquipélago no Oceano Pacífico, para o lançamento de uma stablecoin. O governo de Palau, em colaboração com a Ripple, está desenvolvendo o piloto de uma stablecoin lastreada em dólares americanos, revolucionando a economia digital do pequeno país insular.
“Ministério das Finanças (MOF) da República de Palau concluiu recentemente a Fase 1 do Palau Stablecoin (PSC) Programa com foco em Projeto Piloto de Solução e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a equipe de Moedas Digitais do Banco Central (CBDC) da Ripple e de Engajamento do Banco Central e usando a Plataforma Ripple CBDC”, escreveu no documento.
O relatório destacou também o foco do projeto: “O objetivo principal do Projeto Piloto PSC era avaliar diferentes casos de uso e propostas de benefícios trazidos pelo PSC, em ambiente controlado e durante determinado período, onde até 200 voluntários dentre os funcionários do poder executivo do governo de Palau fariam compras em um número selecionado de varejistas integrados neste projeto”.
O documento ressaltou o teste bem-sucedido do projeto. De acordo com o texto, o objetivo de longo prazo era promover o uso do PSC a nível nacional e torná-lo uma forma de pagamento conveniente e econômica.
🇵🇼 Ministry of Finance Republic of Palau Stablecoin Program: Phase 1 Report” dated December 7, 2023, prepared by The Ministry of Finance and @Ripple Inc.
This report provides an analysis and findings of the Palau #Stablecoin (PSC) Pilot Project Phase 1, a pioneering endeavor in… pic.twitter.com/SLtjYqfbI3
— Jay Hunter Anson (@JHX_1138) December 7, 2023
Ao ser lançado em julho, o anúncio oficial destacou que o projeto piloto deveria iniciar sendo disponibilizado aos funcionários do governo. A partir daí, a ideia era expandir a utilização da stablecoin, integrando-a gradualmente na economia palauense e oferecendo aos cidadãos um maior acesso aos serviços financeiros.