O gingante bancário HSBC tem planos para oferecer um serviço de custódia de ativos digitais para clientes institucionais. O foco da instituição bancária será títulos tokenizados. Para oferecer o serviço, o HSBC atuará em conjunto com a Metaco, que é de propriedade da Ripple. As informações foram publicadas pelo Coindesk, em 8 de novembro.
De acordo com a publicação, o banco informou que, quando entrar em operação no próximo ano, o serviço de custódia vai complementar o HSBC Orion. John O’Neill, chefe global de estratégia de ativos digitais, mercados e serviços de valores mobiliários do HSBC destacou a complementação dos serviços em um comunicado.
O serviço “complementará o HSBC Orion, nossa plataforma para emissão de ativos digitais, bem como nosso recente lançamento de ouro físico tokenizado”, disse. “Esses serviços ressaltam o compromisso do HSBC com o desenvolvimento geral dos mercados de ativos digitais”, complementou.
De acordo com o HSBC, no momento, seus planos de custódia incluem “títulos tokenizados emitidos em plataformas de terceiros, por exemplo, títulos tokenizados compatíveis com blockchain privados e/ou públicos ou produtos estruturados tokenizados (não para custódia de criptomoedas ou stablecoins)”.
Parceira no novo serviço, a Metaco foi comprada pela Ripple no mês de maio por um valor de US$ 250 milhões. Em seu anúncio na época, a Ripple Labs destacou que estava assumindo o mercado de custódia de criptomoedas com a aquisição da Metaco, uma fornecedora suíça de custódia de ativos digitais e tecnologia de tokenização.
De acordo com a empresa, com a aquisição, a Ripple expandirá suas ofertas corporativas, fornecendo aos clientes a tecnologia para custódia, emissão e liquidação de qualquer tipo de ativo tokenizado.