À medida que as criptos evoluem, o foco no desenvolvimento de tecnologias que transcendam as fronteiras digitais está se intensificando. Nesse cenário emergente, duas gigantes do setor blockchain, Cardano e Polkadot, acabam de anunciar uma parceria estratégica, um movimento que promete alavancar a interoperabilidade e a escalabilidade no universo das blockchains.
No coração desta parceria está a adoção do Substrate, uma tecnologia desenvolvida pela Polkadot que servirá de alicerce para a iniciativa de ‘cadeia de parceiros’ de Cardano. Essa jogada estratégica é um testemunho do potencial expansivo do Substrate para o ecossistema Web3, conforme destacado em uma das comunicações recentes de Polkadot. O Substrate é projetado para ser altamente customizável e eficaz, facilitando a criação de blockchains que podem interagir e evoluir juntas.
1/ Cardano will use Substrate, the foundation of the Polkadot SDK, to build out its “partner chain” project — showcasing Substrate's potential to expand across Web3, and its ease of use for other chains and ecosystems 🛠️
— Polkadot (@Polkadot) November 6, 2023
A Input Output Global (IOG), empresa por trás do ADA – token nativo de Cardano – endossa esta colaboração, anunciando planos para enriquecer o Substrate com um conjunto de ferramentas compatíveis, ampliando assim seu escopo. A IOG expressa admiração pela estrutura modular e pela filosofia de código aberto do Substrate, que ressoa com a própria visão de Cardano para o futuro da criptografia.
O entusiasmo é palpável quando Charles Hoskinson, fundador e CEO da IOG, detalha o propósito da nova arquitetura de cadeias de parceiros. Em suas palavras, essa nova estrutura fornecerá maneiras inovadoras de explorar os atributos distintos de Cardano, oferecendo a desenvolvedores e validadores as ferramentas necessárias para construir suas próprias cadeias otimizadas.
Esta inovação modular é destacada pela divisão da arquitetura de Cardano em duas camadas principais: a Camada de Liquidação Cardano (CSL) e a Camada de Computação Cardano (CCL). O CSL já se provou como uma camada de liquidação intercâmbio robusta e escalável, e agora, as cadeias de parceiros poderão criar suas próprias camadas de computação, mantendo a liquidação interchain com o CSL.
Hoskinson também ressalta a harmonia desta parceria com o Substrate, que alinha com a aspiração de ambas as plataformas por um ecossistema blockchain interconectado e adaptável.
O primeiro a embarcar nesta inovadora infraestrutura será o Midnight, um blockchain focado em privacidade e segurança de dados da IOG. O projeto Minotaur orientará esta empreitada, assegurando que as cadeias parceiras possam personalizar suas próprias combinações de recursos para atender a protocolos de consenso diversificados.
A junção de Cardano e Polkadot sinaliza uma estratégia visionária para resolver desafios críticos do mundo das criptos, tais como interoperabilidade e segurança, delineando um futuro onde a dependência tecnológica é minimizada e a coesão digital é maximizada.