Em um movimento que destaca a importância da transparência e colaboração no mundo das criptomoedas, a rede Coinbase Layer-2 Base surpreendeu a todos ao anunciar a abertura do código-fonte de seus repositórios de código e contratos inteligentes. Esta ação visa aumentar a transparência e a responsabilidade, incentivando ao mesmo tempo as contribuições públicas para o projeto.
A divulgação ocorreu em uma postagem no blog da empresa, datada de 19 de outubro. Neste comunicado, a Base informou que, a partir desse dia, os desenvolvedores de todo o mundo teriam acesso irrestrito ao código da rede. A decisão tem como pano de fundo o compromisso contínuo da empresa com seus usuários e a comunidade de desenvolvimento.
Eles destacaram: “Ao partilharmos abertamente o nosso trabalho, permitimos que a comunidade acompanhe o nosso progresso e garantimos que estamos a cumprir os nossos compromissos. O código aberto é fundamental para a evolução no mundo on-chain. Os construtores têm agora um manancial de conhecimento à sua disposição, podendo aprimorar o que já foi feito e, consequentemente, inspirar novos talentos na área.”
One of Base’s core values is building in the open
We believe this is foundational to building an onchain ecosystem, creating accountability, and enabling collaboration
In this spirit, we’ve open sourced our smart contract and GitHub reposhttps://t.co/UOgGpNXyFL
— Base 🛡️ (@BuildOnBase) October 19, 2023
Além de promover uma maior transparência no desenvolvimento do projeto, a Base quer que os desenvolvedores tenham todas as ferramentas necessárias ao seu alcance. Com a disponibilização de seus contratos e scripts inteligentes no GitHub, a empresa assegura que os profissionais da área possam avaliar, testar e experimentar o código que gerencia os depósitos e retiradas na plataforma.
Porém, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. A Coinbase está ciente dos possíveis riscos de segurança que essa abertura pode trazer. Por isso, incentivou os desenvolvedores a examinar o código da camada 2 de sua rede, permanecendo vigilantes quanto a quaisquer vulnerabilidades. A empresa foi além, prometendo recompensas que podem chegar até US$ 1 milhão para aqueles que descobrirem bugs significativos.