Quando pensamos que o mercado de criptomoedas em Hong Kong estava navegando por mares mais calmos, os cibercriminosos dão o seu jeito de causar ondas. Nos últimos tempos, esta região tem visto um aumento nas atividades fraudulentas relacionadas às criptomoedas. Dessa vez, os usuários da Binance foram os mais recentemente afetados por um esquema de phishing que resultou em perdas significativas.
No dia 9 de outubro, a força policial de Hong Kong emitiu um alerta em sua página “CyberDefender” no Facebook, informando sobre golpistas que se passavam pela Binance. Estes criminosos enviaram mensagens de texto aos usuários afirmando que eles precisavam clicar em um link específico para confirmar seus detalhes de identificação. A consequência de não fazer isso? Eles ameaçaram com a desativação das contas.
Mas eis o golpe: assim que o link era acessado, os golpistas conseguiam total controle sobre as contas e senhas dos usuários. E, como esperado, drenavam todas as criptomoedas ali armazenadas. O resultado? Um prejuízo de cerca de 3,5 milhões de dólares de Hong Kong, o equivalente a US$ 447.561, distribuído entre 11 vítimas do esquema.
Com o intuito de proteger e orientar a comunidade cripto, a polícia local reforçou algumas recomendações de segurança. Entre elas, a sugestão para que transações sejam realizadas somente em plataformas licenciadas de negociação de ativos virtuais.
Vale destacar que, no momento, HashKey e OSL são as únicas exchanges licenciadas em Hong Kong. Além disso, foi feito o apelo para que grandes quantidades de criptos sejam guardadas em carteiras frias offline, como dispositivos de armazenamento externo ou carteiras de papel. Esta medida reduz consideravelmente o risco de ataques cibernéticos.