Em um contexto onde a transparência é vital, novos documentos trazem à tona um questionamento delicado sobre os bastidores da Ethereum, uma das maiores criptomoedas do mundo. Aparentemente, Joseph Lubin, co-fundador da Ethereum, pode ter prestado declarações imprecisas à Comissão de Valores Mobiliários (SEC).
Joseph Lubin, quando indagado por William Hinman, ex-funcionário da SEC, sobre a distribuição e potência de mineração relacionadas aos tokens de éter, assinou um documento garantindo a sinceridade de suas respostas. Contudo, de acordo com investigações do Sr. Huber, é possível que Lubin tenha ocultado detalhes sobre os principais stakeholders da Ethereum, algo evidenciado em registros antigos em vídeo.
Esses documentos lançam luz sobre um questionamento direto feito a Hinman: se ele havia analisado materiais que falavam sobre os níveis de concentração na Ethereum. Com isso, o grau de conhecimento de ambos sobre o tema está sob avaliação.
Lubin had to sign a form, that he was telling the truth to Hinman! I am pretty sure Lubin didn't tell Hinman that he disguised all major investors in Ethereum so no one is scared (We have this on video). @JohnEDeaton1 @StevenNerayoff @EMPOWR_us @JsnFostr pic.twitter.com/yxgRwL1w8U
— Mr. Huber🔥🦅🔥 (@Leerzeit) October 16, 2023
Recentemente, a relação entre a Ethereum e a SEC esteve em destaque, principalmente após postagens de Steven Nerayoff, consultor da Ethereum, na plataforma de mídia social X. Nestas, Nerayoff insinuou possíveis infrações regulatórias no início do projeto, mencionando, inclusive, a participação dos cofundadores Vitalik Buterin e Joseph Lubin durante a oferta inicial de moedas (ICO) em 2014.
Mais intrigante ainda foi a menção de Nerayoff a um “documento” que Joseph Lubin alega ser a autorização legal para a ICO da Ethereum, que conseguiu captar mais de US$ 18 milhões. Bill Morgan, especialista jurídico, ponderou sobre a possibilidade desse documento ser uma carta de “sem ação” da SEC, o que eximiria a Ethereum de algumas normativas regulamentadoras.
No momento da publicação, o preço do ETH estava cotado em US$ 1.601,58 em alta de 3% nas últimas 24 horas.