Resumo
- A Mask Network se posiciona como uma ponte para conectar os usuários da Internet da Web 2.0 à Web 3.0.
- O token MASK é usado para governança, incentivo de protocolo, desenvolvimento de DApplet e recursos premium.
O que é Mask Network?
A Mask Network se posiciona como uma ponte para conectar os usuários da Internet da Web 2.0 à Web 3.0. A Web 2.0 se refere a sites atuais com redes sociais interativas centralizadas e conteúdo gerado pelo usuário, enquanto a Web 3.0 envolve redes descentralizadas e inteligência artificial.
Mask Network é fundamentalmente um aplicativo de mensagens criptografadas ponto a ponto baseado em Ethereum para redes sociais, como Twitter e Facebook. Mais especificamente, é um portal que permite aos usuários enviar mensagens criptografadas, criptomoedas e DApps. Quando foi lançado, o Mask Network era apenas um widget que permitia aos usuários do Twitter e do Facebook criptografar suas mensagens nas duas plataformas de mídia social.
Durante o Ano Novo Chinês de 2020, o projeto se apresentou como mais do que um serviço de mensagens criptografadas quando co-lançou uma campanha “Twitter Red Packet” com a MakerDAO . Pacotes vermelhos são presentes monetários chineses tradicionais dados em envelopes durante ocasiões especiais ou feriados. Na campanha, os usuários da Mask Network reivindicaram pacotes vermelhos contendo tokens Dai no Twitter. O projeto atraiu interesse por meio desta campanha depois que o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, distribuiu seu primeiro pacote vermelho ETH por meio da Mask Network. Mais tarde, para comemorar a redução do Bitcoin pela metade , a Mask Network colaborou com outra bolsa de criptomoedas para uma segunda campanha de pacotes vermelhos.
O que o Mask Network faz?
A internet atual está repleta de produtos e serviços oferecidos por grandes empresas de tecnologia. Para os usuários da Internet, a privacidade continua sendo uma das principais preocupações dos usuários que consideram esses produtos e serviços. Para recuperar o controle da privacidade, muitas empresas focadas na privacidade lançaram suas próprias plataformas sociais ou aplicativos. Por exemplo, o Signal, um cliente de mensagens em tempo real, foi criado para substituir o WhatsApp do Facebook em resposta a questões de privacidade. O WhatsApp permite que o Facebook colete dados e detalhes de localização dos usuários, enquanto o único identificador de usuário do Signal é um número de telefone.
A Mask Network não substitui o Facebook e o Twitter
De acordo com o fundador da Mask Network, Suji Yan, é difícil persuadir os usuários a mudar de produtos e serviços oferecidos por grandes tecnologias, como Facebook e Twitter. De sua perspectiva , a grande tecnologia permanecerá dominante na internet e afastará a concorrência adquirindo seus concorrentes, semelhante à forma como o Facebook comprou o Instagram. Além disso, não é incomum para a grande tecnologia copiar de plataformas de mídia social em ascensão e incorporar as funções existentes em seus produtos. Por isso, Yan acredita que construir uma ponte é mais benéfico do que começar uma plataforma inteiramente nova.
O objetivo é construir um aplicativo Web 3.0 descentralizado em plataformas Web 2.0 centralizadas
Ao construir aplicativos Web 3.0 descentralizados em plataformas Web 2.0 centralizadas, a Mask Network consegue criar um ecossistema de miniaplicativos descentralizados (DApplet). Nesse ecossistema, os miniaplicativos, que são pequenos aplicativos, podem executar funções simples dentro do escopo do programa maior. Dessa forma, os usuários podem enviar pagamentos, participar de ofertas públicas, trocar tokens e acessar vários outros aplicativos sem sair das principais plataformas de mídia social.
O que é o MASK Token?
O token da Mask Network, MASK, foi lançado em fevereiro de 2021. Os detentores de MASK são membros de um DAO chamado MaskDAO, por meio do qual têm a propriedade do ecossistema. MASK é usado para governança, incentivo de protocolo, desenvolvimento de DApplet e recursos premium. Cada token representa um voto e os detentores de tokens votam apostando seus tokens em contratos de propostas.
Como funciona o Mask Network?
Mask Network é único no sentido de que permite aos usuários adicionar uma camada de privacidade às suas interações online. Para fazer isso, a Mask Network fornece criptografia ponta a ponta descentralizada para transmissão de informações e lida com a interpretação das informações.
De acordo com a Mask Network , as mensagens são criptografadas de forma assimétrica. Para este tipo de criptografia, duas chaves são usadas – a chave pública para criptografia e a chave privada para descriptografia. Quando uma mensagem é enviada na Rede Máscara, ela é criptografada com as chaves públicas dos destinatários designados. Quando um destinatário designado recebe mensagens criptografadas por Mask Network, a extensão irá descriptografar a mensagem com a chave privada do destinatário. Após a descriptografia, o conteúdo da mensagem será exibido em texto simples.
Mask Network inclui uma carteira de blockchain para recursos relacionados a blockchain, como campanhas de pacote vermelho, financiamento de concessão Gitcoin e negociação de criptomoeda . Com a extensão, os usuários podem agrupar tokens criptográficos, como ETH, em contratos inteligentes e compartilhá-los no Twitter para que outros usuários da Mask Network possam reivindicá-los.
A extensão também detecta mensagens contendo o URL gitcoin.co e permite que os usuários financiem diretamente a concessão mencionada na mensagem. Além disso, a extensão detecta hashtags de símbolo de token começando com o cifrão ($) e permite que os usuários verifiquem o mercado e as trocas pelo token. Os usuários podem então usar a interface Uniswap da Mask Network para negociar diretamente com o token se ele estiver na rede Ethereum.
Quem está por trás da Mask Network?
A Mask Network foi fundada em Xangai por Suji Yan, um ex-jornalista investigativo e engenheiro chinês. Antes da Mask Network, Yan fundou a Dimension – um espaço para uma série de produtos que defendem a liberdade social no ciberespaço. Agora, junto com seus outros projetos como TesserPG e Twidere, a Dimension também desenvolve e mantém a Rede Máscara.
A Mask Network recebeu financiamento de várias instituições por meio de várias vendas de tokens:
- Em novembro de 2020, a Mask Network arrecadou US $ 2 milhões em uma rodada de empreendimentos liderada conjuntamente pela HashKey e a Hash Global.
- Em fevereiro de 2021, o projeto concluiu outra rodada de empreendimentos e levantou US $ 3 milhões de investidores individuais e institucionais, incluindo Digital Currency Group, Fundamental Labs e Animoca Brands.
- Mais tarde, em fevereiro de 2021, a rede levantou quase US $ 40 milhões em uma oferta pública, o MASK LBP ( Liquidity Bootstrapping Pool ). O preço inicial do MASK era $ 3,90 e o preço final, 36 horas depois, era $ 13,22. Para melhorar a liquidez, a Mask Network colocou $ 2 milhões em MASK, $ 1 milhão em ETH e $ 1 milhão em USDC nos pools Uniswap após o LBP. Eles também reservaram a MÁSCARA não vendida deixada do LBP para provisão de liquidez da MÁSCARA no futuro.
Junto com suas outras vendas de tokens, Initial Twitter Offers (ITO) e voos comunitários, a Mask Network arrecadou US $ 49,2 milhões.
Histórico de preços de token MASK
Depois de ter sido listado pela primeira vez a $ 14,51 em 24 de fevereiro de 2021, o preço do MASK subiu acentuadamente para seu máximo histórico de $ 31,06. De 24 a 26 de fevereiro, a Mask Network leiloou 4% de seu suprimento total por meio do LBP para determinar o valor real dos tokens MASK. Uma vez que o preço excedeu o preço de mercado, as pessoas pararam de comprar o token por meio do LBP. Por causa de como o LBP equilibra o preço do token, o preço despencou. Agora, o MASK caiu mais de 70% em relação ao seu máximo histórico, em torno de US $ 6,90.
O MASK está atualmente classificado em 345 por capitalização de mercado e cerca de 12,8 milhões de tokens MASK estão em circulação, com uma capitalização de mercado total de $ 88,8 milhões. A Rede de Máscaras sujeita a maior parte de seu suprimento de MÁSCARAS a travamentos de longo prazo. A venda ao público, LBP e lançamento aéreo de MASK constituem o fornecimento circulante inicial. A oferta criada no genesis é desbloqueada no 36º mês (três anos) após a listagem inicial, e o desbloqueio segue o gráfico abaixo.
Qual é o futuro do MASK?
Mask Network recentemente se expandiu para incluir a compra e venda de NFTs . Em 10 de março, a Mask Network e a DEGO Finance formaram uma parceria estratégica para criar mais conteúdo NFT para os usuários. No mesmo mês, a Mask Network anunciou uma colaboração com a Cent para adicionar NFTs diretamente ao Twitter. Nessa parceria, a Mask Network planeja permitir que os usuários negociem NFTs e vejam seu histórico de lances no Twitter. O projeto deseja expandir esta função para outras plataformas centralizadas como Facebook e Instagram.
Em 18 de maio, a Mask Network anunciou uma colaboração com a Nym , uma plataforma descentralizada baseada em uma rede de ocultação de metadados projetada para impedir o rastreamento. As duas plataformas planejam cooperar no desenvolvimento de nós, permitindo aos usuários usar nós de Mask Network na testnet Nym. Com a Nym, a Mask Network planeja desenvolver um serviço de mensagens privadas criptografadas para mitigar o risco de vazamento de informações por usuários em redes centralizadas.
A Mask Network tem sido consistente em servir como uma ponte baseada em privacidade entre a Web 2.0 e a Web 3.0, fornecendo DApplets em plataformas centralizadas. Como um intermediário de middleware para transferência de dados, Mask Network é semelhante a redes como Chainlink e The Graph . O Chainlink traduz os dados do mundo real para o blockchain, enquanto o The Graph indexa os dados do blockchain e os retorna para o mundo real. Ao contrário dos dois middlewares baseados em máquina, Mask Network é mais centrado no ser humano. A Mask Network acredita que pode atingir o mesmo nível que as duas redes e espera que elas possam trabalhar juntas para ajudar os aplicativos de blockchain.
Conclusão
A base da Mask Network permanece como um aplicativo de mensagens criptografadas ponto a ponto no qual DApplets são continuamente construídos para fornecer recursos relacionados ao blockchain. É fácil de usar e requer apenas que cada usuário instale sua extensão em um navegador da web principal. Com sua extensão, a Mask Network traz a descentralização para redes sociais centralizadas como Facebook e Twitter. Com várias parcerias e financiamento, a Mask Network agora está procurando se expandir para NFTs e outros serviços de mensagens criptografadas.