A atualização da versão 1.16 de Solana (SOL) incluiu recentemente “Transferências Confidenciais” com o objetivo de melhorar a privacidade do usuário com transações de token SPL que são criptografadas. A versão v1.16 está em execução na testnet da rede desde o mês de junho.
Conforme uma postagem no blog do provedor de infraestrutura Solana Helius Labs, as “Transferências Confidenciais, um recurso introduzido pelo Token2022, utilizam provas de conhecimento zero para criptografar os saldos e valores de transações de tokens SPL. O foco principal deste recurso é melhorar a privacidade do usuário através de uma ênfase reconhecida na confidencialidade em vez do anonimato”.
O provedor explicou que estas transferências aproveitam a criptografia Twisted ElGamal para realizar operações matemáticas nos valores criptografados.
“Essas transferências são validadas usando Protocolos Sigma, uma categoria especializada de provas de conhecimento zero onde uma parte (o provador) pode demonstrar a outra parte (o verificador) que conhece um determinado segredo sem realmente revelar o segredo em si”.
Em seu blog, a equipe também destacou que esta versão aumenta os recursos de conhecimento zero da rede Solana com suporte de tempo de execução aprimorado para cálculos de conhecimento zero, especificamente operações de curva elíptica de 128 bits. “A v1.16 introduz syscalls alt_bn128, que são cruciais para gerar provas com eficiência”.