O Banco da Coreia (BoK) informou, em 4 de outubro, que tem planos para começar um teste de uma moeda digital do banco central (CBDC) no atacado. O teste deve acontecer em parceria com o Banco de Compensações Internacionais (BIS) além de outras instituições.
O foco principal do projeto será tonar mais viável um futuro sistema monetário que deverá ser construído sobre CBDCs atacadistas.
Conforme o planejamento das instituições, o teste com o piloto visa analisar se um CBDC de atacado poderá ser utilizado como um ativo de liquidação visando depósitos tokenizados de bancos comerciais. Além disso, o planejamento também tem o objetivo de experimentar a programabilidade dos depósitos tokenizados.
O teste do CBDC envolverá equipes do BIS em conjunto com o banco central da Coreia do Sul, além da supervisão dos reguladores financeiros sul-coreanos, a Comissão de Serviços Financeiros (FSC) e o Serviço de Supervisão Financeira (FSS).
Vale lembrar que, em julho, o Banco da Coreia (BoK) anunciou regiões para desenvolver e testar sua moeda digital do banco central (CBDC). A instituição bancária escolheu três regiões para o “banco de teste de CBDC de alvo privado”, são elas: Jeju, Busan e Incheon, excluindo assim Seul, capital da Coreia do Sul.
O plano do Banco da Coreia prevê a inclusão da seleção de uma dessas regiões previamente escolhidas para experimentação posteriormente, com pagamentos públicos e distribuição. O plano também inclui a implementação de franquias que possam aceitar pagamentos com CBDC.