A UBS Asset Management anunciou, em 2 de outubro, o seu primeiro piloto ao vivo de um fundo tokenizado de empresa de capital variável (VCC). O fundo do mercado monetário será tokenizado na blockchain Ethereum.
“Representado como um contrato inteligente na blockchain pública Ethereum, o piloto permite que o UBS Asset Management realize diversas atividades, incluindo subscrições e resgates de fundos”, explicou.
De acordo com a empresa em seu comunicado oficial, o fundo faz parte de um guarda-chuva mais amplo do VCC que foi projetado para trazer vários “ativos do mundo real” para a rede como parte do Projeto Guardian, uma iniciativa colaborativa liderada pela Autoridade Monetária de Singapura (MAS).
Thomas Kaegi, chefe do UBS Asset Management, Singapura e Sudeste Asiático, disse: “Este é um marco importante na compreensão da tokenização de fundos, com base na experiência do UBS na tokenização de títulos e produtos estruturados. Através desta iniciativa exploratória, trabalharemos com instituições financeiras tradicionais e fornecedores de fintech para ajudar a compreender como melhorar a liquidez do mercado e o acesso ao mercado para os clientes.”
Usando o serviço interno de tokenização da empresa, UBS Tokenize, o UBS Asset Management lançou o piloto controlado de um fundo do mercado monetário tokenizado.
Este piloto faz parte da estratégia global de tecnologia de contabilidade distribuída da UBS Asset Management, focada em alavancar redes de blockchain públicas e privadas para melhorar a emissão e distribuição de fundos. Também faz parte da expansão mais ampla dos serviços de tokenização do UBS através do UBS Tokenize”.