A empresa petrolífera argentina Tecpetrol, que tem sede em Buenos Aires, planeja aproveitar o excesso de gás para a mineração cripto. De acordo com informações publicadas em 24 de setembro pela mídia local, a empresa revelou seus planos para o lançamento de sua primeira instalação de mineração de cripto movida a gás na região de Los Toldos 2 Este.
Conforme a publicação, a operação deve iniciar entre o final do próximo mês e começo de novembro. O CEO da Tecpetrol, Ricardo Markous, destacou que espera que a nova instalação tenha um patamar de produção diária de ao menos 35 mil barris de óleo.
“No Los Toldos 2 Este as instalações são muito provisórias, é preciso fazer tudo de novo. Hoje o petróleo está sendo evacuado por caminhão , são cerca de dez caminhões por dia . E no caso do gás é o que nos limita porque poderíamos estar a produzir 1.200 metros cúbicos (de crude) mas estamos nos 300 porque não temos onde colocar esse gás”, afirmou.
O CEO complementou ressaltando que vai instalar “uma mina de criptomoedas”. “O que estamos fazendo, o que é interessante, é para os dois novos poços que temos que lançar um gasoduto que esteja conectado aos outros três poços que estamos testando e como o gás não pode ser ventilado, o que vamos instalar agora é uma mina de criptomoedas”.
Ainda na oportunidade, Markous destacou os benefícios tanto para a empresa, quanto para o meio ambiente. “ Por um lado, cuidamos do meio ambiente para não liberar gases e também poder minerar criptomoedas, e também aproveitar para produzir petróleo ”, afirmou o CEO.