A maior exchange de criptomoedas, Binance, anunciou, em 27 de setembro, a sua total saída da Rússia e a venda de seus negócios no país para a exchange CommEX. A medida acontece em meio aos riscos legais enfrentados no país pela empresa.
Em um comunicado, a Binance explicou que celebrou um acordo para vender a totalidade de seus negócios na Rússia para a CommEX. De acordo com a empresa, o processo de desligamento levará até um ano e todos os ativos dos usuários russos existentes estão protegidos de forma segura.
“Ao olharmos para o futuro, reconhecemos que operar na Rússia não é compatível com a estratégia de conformidade da Binance”, disse Noah Perlman, Diretor de Conformidade da Binance. “Continuamos confiantes no crescimento a longo prazo da indústria Web3 em todo o mundo e concentraremos a nossa energia nos mais de 100 países onde operamos.”
A exchange afirmou que haverá um “processo ordenado” para a migração dos usuários, ressaltando que as empresas farão uma parceria para informar aos usuários como migrar seus ativos para CommEX.
“Uma parte do registro de novos usuários russos KYC será imediatamente redirecionada para a CommEX e aumentará com o tempo. Nos próximos meses, a Binance encerrará todos os serviços de exchange e linhas de negócios na Rússia. Todos os esforços serão feitos para manter uma experiência de usuário tranquila durante esta transição”.
Vale lembrar que, diante dos riscos jurídicos na Rússia, a Binance, estava analisando seus negócios no país desde agosto, cogitando a saída total, conforme informou o Wall Street Journal. Em sua análise sobre o cenário, a empresa estava avaliando as opções para suas operações no país, segundo informou um porta-voz à reportagem. “Todas as opções estão sobre a mesa, incluindo uma saída total”, disse.