Em um mundo onde a rapidez e a eficiência das transações de criptomoedas estão sempre em destaque, a Base da Coinbase, a solução de escalonamento de camada 2, está fazendo história. Apenas um mês após seu lançamento, a Base ultrapassou o Ethereum, a principal plataforma de contratos inteligentes, em volume diário de transações.
Para se ter uma ideia, na quinta-feira, 14 de setembro, enquanto a Ethereum processava um notável volume de 1,28 milhão de transações, a Base impressionou com 1,84 milhão. E essa não foi uma vitória, a Coinbase Base Chain ainda está afrente da Ethereum há mais de 4 dias. Desde essa data, a Base tem mantido um ritmo superior ao da Ethereum em termos de volume diário.
Contudo, essa ascensão não é exatamente fruto de atividades associadas ao mundo DeFi. O sucesso recente da Base está atrelado, em grande parte, à plataforma descentralizada de mídia social Friend.Tech. Esta plataforma tem a particularidade de permitir que seus usuários comprem e negociem ações tokenizadas de criadores e influenciadores.
Embora a Friend.Tech tenha vivenciado uma queda significativa em suas transações diárias em agosto – um decréscimo de 96% de seu pico de 525.000 transações diárias para meros 18.000 no final do mês -, a plataforma mostrou resiliência. Na última semana, ela voltou à cena, superando seu recorde anterior. Este aumento expressivo é fruto da corrida dos usuários por pontos que poderão ser utilizados em um futuro lançamento aéreo, conforme aponta um relatório do IntoTheBlock.