Uma das maiores plataformas do setor, a Coinbase, está mais uma vez no centro das atenções. O blockchain de camada 2 da empresa, conhecido como Base, tem dado o que falar, superando todos os recordes de transações diárias, e, sim, deixando seus concorrentes a ver navios.
Lançado em agosto, o Base da Coinbase não perdeu tempo mostrando seu valor. Os números são claros: 1,88 milhão de transações em um único dia. Para efeitos de comparação, seus principais concorrentes, Arbitrum e Optimism, registraram 780.000 e 370.000 transações, respectivamente, no mesmo período. Dá pra sentir a diferença, né?
E aqui está o detalhe que nos deixa intrigados: não foram as tradicionais DeFi ou o mercado NFT que levaram a esse surto de atividade. O grande responsável foi, pasme, um aplicativo social chamado FriendTech. Uma plataforma social descentralizada que se descreve como “o mercado para seus amigos”.
Esse aplicativo, também um produto do Base, viu sua popularidade disparar recentemente. Faz sentido, pois as transações diárias do FriendTech também alcançaram um pico, com 529.000 em um dia. E por que esse repentino interesse? Bem, os usuários estão de olho em pontos especiais que podem ser usados em futuros lançamentos aéreos.
Após a explosão inicial de atividade em agosto, tanto o FriendTech quanto o Base viram uma desaceleração nas transações. Do pico de 525.000, o FriendTech caiu para 51.000 no final de agosto. Um pequeno solavanco na estrada, mas certamente algo a se observar.