Swift, uma rede de mensagens financeiras, informou, em 14 de setembro, sobre os testes de três bancos centrais com sua versão beta de sua solução de conector de moeda digital do banco central (CBDC). Em seu anúncio oficial, a empresa também anunciou que 30 instituições financeiras estão experimentando a solução em uma nova sandbox visando a exploração de outros casos de uso.
“A Swift entrou numa nova fase do seu trabalho inovador na interoperabilidade da Moeda Digital do Banco Central (CBDC), anunciando que três bancos centrais estão a testar a versão beta da sua solução inovadora para interligar CBDCs, enquanto 30 instituições financeiras estão a experimentar o solução em uma nova sandbox para explorar outros casos de uso”.
De acordo com o comunicado, a Swift se comprometeu a desenvolver uma versão beta de sua solução de conector CBDC após uma primeira interação de testes de sandbox, com os participantes reconhecendo o “claro potencial e valor” da solução.
Em seu próximo passo, a solução beta conta com três bancos centrais e autoridades monetárias, incluindo a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) e o Banco Nacional do Cazaquistão, integrando a solução com a sua própria infraestrutura para testes diretos.
“A Swift também iniciou uma segunda fase de testes de sandbox, na qual bancos comerciais, bancos centrais e infraestruturas do mercado financeiro estão a explorar casos de utilização adicionais, incluindo pagamentos baseados em gatilhos para plataformas de comércio digital, modelos cambiais, mecanismos de entrega versus pagamento e poupança de liquidez”.
O Reserve Bank of Australia, o Deutsche Bundesbank, o HKMA, o Bank of Thailand e o CLS estão entre o grupo de mais de 30 instituições na segunda fase. Dezoito bancos centrais e comerciais participaram na primeira fase do sandbox.