John Deaton, fundador da CryptoLaw e advogado pró-Ripple, comentou recentemente sobre os danos incalculáveis causados pelo processo impetrado pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA contra a Ripple Labs.
Conforme observou Deaton, o processo prejudicou a Ripple e o XRP. Para o especialista jurídico, o caso custou ao XRP três anos de adoção. Ele também destacou como a exchange de criptomoeda Coinbase apoiava o XRP antes do processo.
Você NUNCA poderia subestimar o dano que o processo da SEC causou – NÃO APENAS CONTRA O RIPPLE – MAS #XRP . TRÊS ANOS DE ADOÇÃO – é isso que causa. Quanto tempo é 3 anos – em anos criptos? As pessoas parecem esquecer o quanto a Coinbase promoveu #XRP antes do processo. Veja, eu pessoalmente dobrei minhas participações em #XRP DEPOIS da Coinbase listar #XRP e promover o utilitário #XRP”, observou.
You could NEVER underestimate the damage the SEC’s lawsuit has caused – NOT ONLY AGAINST RIPPLE – BUT #XRP. THREE YEARS OF ADOPTION – that’s what it’s caused.
Just how long is 3 yrs – in crypto years?
People seem to forget how much Coinbase promoted #XRP before the lawsuit.… https://t.co/1fZ3r8WCSd pic.twitter.com/GLu4kFUU38
— John E Deaton (@JohnEDeaton1) August 22, 2023
Deaton destacou a promoção dentro da plataforma da Coinbase relacionada ao token nativo da Ripple como: “Envie dinheiro internacionalmente GRÁTIS usando XRP ou USDC”. De acordo com ele, é o que os usuários veem “toda vez que abre o aplicativo. Não foi só Ripple que estava promovendo a utilidade do #XRP e entrando no negócio de pagamentos internacionais”.
“A Coinbase listou XRP em fevereiro de 2019. Mas a Coinbase não apenas listou XRP aleatoriamente, começou a promovê-lo e depois cruzou os dedos e esperava que a SEC não percebesse o que a Coinbase estava fazendo. De jeito nenhum. A Coinbase fez TUDO que um bom cidadão corporativo deve fazer”.
Em dezembro de 2020, o regulador dos EUA entrou com uma ação contra a Ripple e dois de seus executivos, em que os acusava da venda ilegal do XRP, sendo que, na sua visão, o token era um valor mobiliário. No mês passado, a juíza Analisa Torres decidiu a favor da Ripple, concluindo que a venda de XRP através de algoritmos e exchanges de criptomoedas não constituía um contrato de investimento.
No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 0,516728 em baixa de 1.6% nas últimas 24 horas.