Parece que os ventos estão mudando para o lado das criptomoedas, e mesmo para aqueles que já as criticaram. Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e notório bilionário, agora é oficialmente um detentor de Ethereum. As informações recentemente divulgadas revelam uma posse entre $250.000 e $500.000 em eth.
Não é a primeira vez que ouvimos falar do relacionamento de Trump com o mundo das criptos. Em dezembro de 2022, ele já havia sido associado a NFTs, aqueles tokens não fungíveis que viraram febre mundial.
Na época, foi divulgado que Trump havia arrecadado entre $100.000 e $1 milhão com vendas de NFTs. E de acordo com os registros, $298.000 em taxas de licenciamento vieram dessa modalidade. E o que ele fez com esse dinheiro? Optou por mantê-lo em Ethereum ao invés de convertê-lo para dinheiro tradicional.
Para muitos, a entrada de Trump no espaço das criptos pode parecer surpreendente, especialmente quando olhamos para trás. Em 2019, ele expressou claramente suas reservas sobre o Bitcoin, enfatizando que não era fã da moeda digital.
Ele chegou a mencionar que as criptomoedas “não são dinheiro”. Avançando para 2021, ele acrescentou mais combustível à sua postura, insinuando que as criptomoedas “podem ser falsas” e que ele prefere o “dinheiro dos Estados Unidos”.
Mas como se costuma dizer, o tempo muda tudo. O fato de Trump agora possuir Ethereum fala sobre a crescente relevância e aceitação das criptomoedas. Não apenas entre o público em geral, mas também entre políticos e líderes de renome mundial.
Afinal, enquanto a posse de Trump em Ethereum pode parecer pequena em comparação com sua riqueza total, é significativo que ele – até onde se sabe – seja o primeiro político sênior dos EUA a possuir criptomoedas publicamente.