A Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) anunciou, em 7 de agosto, que se comprometerá com um recurso de até US$ 150 milhões em dólares de Cingapura durante os próximos de três anos através do Esquema de Tecnologia e Inovação do Setor Financeiro.
“A MAS reconhece a importância da parceria com a indústria para apoiar soluções inovadoras de FinTech decorrentes de tecnologias emergentes, como a Web 3.0”, destacou no comunicado.
Ravi Menon, Diretor Administrativo da MAS, comentou sobre os financiamentos visando o crescimento do setor:
“Desde 2015, o Fundo de Desenvolvimento do Setor Financeiro (FSDF) [3] concedeu US$ 340 milhões como parte do programa FSTI para impulsionar a adoção de tecnologia e inovação no setor financeiro. Projetos de tecnologia transformadora que a MAS testou com a indústria incluem SGFinDex , Purpose Bound Money do Projeto Orchid, IA responsável do Projeto Veritas, financiamento verde e sustentável por meio do Projeto Greenprint, bem como grandes iniciativas de pagamento, como a vinculação de pagamentos transfronteiriços com a Tailândia.
O Singapore Financial Data Exchange (SGFinDex) mencionado por Menon é a primeira infraestrutura digital pública do mundo a usar uma identidade digital nacional e um sistema de consentimento on-line gerenciado centralmente. De acordo com a MAS, o recurso permite que os indivíduos acessem suas informações financeiras mantidas em diferentes agências governamentais e instituições financeiras.
Vale lembrar que a MAS divulgou, em 26 de junho, um relatório referente a tokenização de ativos e o financiamento descentralizado (DeFi). O relatório propõe uma estrutura para projetar redes abertas e interoperáveis para os ativos digitais.