O fundador e CEO da exchange de criptomoedas Binance, Changpeng Zhao (CZ), teria tentando fechar a subsidiária da empresa nos EUA no começo de 2023, de acordo com um relatório recente do divulgado pelo The Information.
De acordo com a publicação, fontes familiarizadas com o assunto informaram que o esforço demonstraria a disposição de CZ para proteger sua empresa global diante da pressão regulatória no país.
Uma votação para decidir sobre a liquidação da exchange foi realizada pelo conselho de administração da Binance.US, obtendo uma avaliação de US$ 4,5 bilhões de investidores em 2022. No entanto, a votação não conseguiu o apoio unânime que é exigido para medida.
Conforme a reportagem, o CEO da Binance.US, Brian Shroder, se opôs à medida. O executivo tinha receio de que uma paralisação de forma repentina prejudicasse os clientes da Binance.US.
Vale lembrar que a gigante Binance enfrenta processos da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos e Commodity Futures Trading Commission (CFTC). Em junho, a SEC acusou a Binance e seu CEO, Changpeng Zhao, de quebrar as regras de valores mobiliários dos EUA.
A CFTC entrou com um processo contra a Binance e CZ por violações comerciais, em março. A CFTC acusa a Binance de não cumprir suas obrigações regulatórias por não se registrar adequadamente no regulador de derivativos.