O Federal Reserve elevou a faixa-alvo para sua taxa básica de juros em 0,25% na quarta-feira e deixou a porta aberta para mais aumentos de juros.
Nesta ocasião, a autoridade monetária decidiu ampliar a faixa-alvo para sua taxa básica de juros em 0,25%. Esta elevação levou a taxa dos fundos federais para uma nova faixa de 5,25% a 5,5%, a mais alta desde março de 2001.
A postura da instituição não deixa margem para dúvidas: a porta permanece aberta para futuros incrementos de juros. Segundo o Fed, esses aumentos futuros dependerão do impacto dos aumentos anteriores na economia e nos desenvolvimentos financeiros.
O banco central dos EUA é consciente do seu papel de referência na economia mundial. Em seu comunicado, destacou que continuará a avaliar informações adicionais e suas implicações para a política monetária. Também reiterou que ainda vê a inflação como “elevada” e observou que permanece “altamente atento” aos riscos de inflação, apesar de uma leitura mais branda da inflação em junho.
O Fed atualizou sua avaliação da economia, caracterizando o crescimento como “moderado”, um upgrade do “modesto” registrado na última reunião. O banco central espera que a inflação termine o ano perto de 4%, acima dos 3,6% anteriores, quase o dobro da meta de inflação do Fed.
Fed com porta aberta para mais aumentos?
Tom do comunicado do Fed e falas de Powell são mais esperadas hoje por analistas do que decisão sobre juros.
“É para isso o que vamos olhar e decidir. Pode ser uma outra setembro ou manter no atual nível. Se tivermos sinais de que a continuidade do aperto é necessária, então vamos em frente. Do contrário, manteremos como está”, disse Powell.
Gráfico Bitcoin
No momento da publicação, o preço do BTC estava oscilando entre em US$ 29.200 e US$ 29.450,00 em alta de 0.1% nas últimas 24 horas.