Uma lei foi assinada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que visa a implementação do Rublo Russo em formato digital, uma moeda digital de banco central (CBDC), de acordo com as informações recentes do News Rússia.
Conforme a publicação, a lei assinada pelo presidente russo também visa a criação de uma plataforma eletrônica apropriada, que deve entrar em vigor em 1º de agosto deste ano.
Com isso, a nova medida implementa uma maneira adicional da moeda nacional russa, que terá sua emissão juntamente com outras formas de dinheiro que já existem no país.
A partir de agora, o rublo russo terá três formas, são elas: dinheiro, não dinheiro e digital. No documento oficial, os rublos digitais são denominados como fundos não monetários.
Os rublos digitais serão armazenados em carteiras eletrônicas, segundo o texto da nova lei. O projeto de lei ainda inclui a possibilidade de divisão do rublo digital entre cônjuges em caso de divórcio.
Vale lembrar que, em junho, um dos maiores bancos da Rússia, o Rosbank começou a testar pagamentos transfronteiriços em criptomoedas. Uma fintech, B-crypto, é a parceira escolhida para garantir que essas transações ocorram sem problemas.
Um porta-voz do Rosbank confirmou a iniciativa, explicando que o banco está no meio de testes com clientes corporativos e individuais. A nova solução possibilita a compra de criptomoedas no exterior usando fundos do importador, que são então transferidos para o fornecedor estrangeiro.
O papel da B-crypto nessa nova parceria é fornecer suporte técnico para as transações de criptomoedas. Antes de qualquer empresa russa aproveitar este novo serviço, no entanto, ela deve passar por um processo de verificação de conheça o seu cliente (KYC) que deve ser aprovado tanto pelo Rosbank quanto pela B-crypto.