Casal do Bitfinex Hack, Ilya Lichtenstein e Heather Morgan, um casal oriundo de Manhattan, encontraram um acordo com promotores federais dos Estados Unidos após uma acusação de lavagem de dinheiro envolvendo cifras bilionárias em Bitcoin. As informações foram obtidas através da Reuters.
O caso remonta a 2016, quando uma invasão sem precedentes na exchange Bitfinex resultou no roubo de mais de 100.000 Bitcoins. Na época, essa quantia era avaliada em 71 milhões de dólares. Entretanto, com a valorização da criptomoeda, o valor do roubo saltou para uma cifra astronômica de mais de 4,5 bilhões de dólares na ocasião da prisão do casal.
A prisão inicial de Lichtenstein e Morgan ocorreu em fevereiro de 2022, após investigações apontarem que ambos conspiraram para lavar o dinheiro obtido através da invasão. Segundo os promotores, o casal efetuou mais de 2.000 transações não autorizadas utilizando o montante roubado.
No entanto, a novidade recente é que os registros do tribunal indicam que o casal chegou a um acordo judicial com os promotores federais, com a audiência de confissão programada para o dia 3 de agosto. A confissão acontecerá diante da juíza distrital dos EUA, Colleen Kollar-Kotelly.
Representantes legais de Lichtenstein e Morgan, assim como o porta-voz da Procuradoria dos EUA em Washington, não emitiram comentários sobre o acordo.