O protocolo DeFi Aave lançou recentemente sua stablecoin algorítmica GHO na rede principal Ethereum. A stablecoin é indexada ao dólar americano.
“Vamos GHO! Parabéns ao @AaveAave comunidade no lançamento da Mainnet”, escreveu a equipe por trás da stablecoin no Twitter.
Let’s GHO! Congrats to the @AaveAave community on the Mainnet Launch. https://t.co/vI7JbMLYb4
— GHO (@GHOAave) July 15, 2023
Em seu comunicado, a equipe destacou que, com a implantação do GHO agora ativa na Ethereum Mainnet, os usuários podem cunhar GHO no mercado Ethereum V3 do protocolo Aave contra ativos que já forneceram como garantia.
A stablecoin foi lançada em 15 de julho, quando atingiu seu pico de preço até o momento, sendo negociada a US$ 1,01, desde então a criptomoeda registrou uma retração de 2,20% e, no momento da publicação está sendo cotada a US$ 0,989688 em baixa de 0.5% nas últimas 24h.
Características do GHO
GHO é nativo do protocolo Aave. A equipe por trás do projeto explicou que eualquer um pode cunhar GHO utilizando os ativos que fornecem ao mercado Aave Protocol V3 Ethereum como garantia, garantindo que o GHO seja supercolateralizado por uma infinidade de ativos.
Os desenvolvedores destacaram que uma característica única do GHO é que o colateral depositado no protocolo Aave V3 é produtivo e continua a gerar rendimento, reduzindo o custo do usuário de tomar emprestado o GHO.
“O GHO pode ser cunhado contra todos os ativos disponíveis como garantia no mercado Aave V3 no Ethereum. Isso garantirá que o GHO seja multicolateral, permitindo que os usuários criem GHO com qualquer composição de ativos que forneçam ao protocolo”.
Como o GHO é uma stablecoin nativa do Protocolo Aave, o GHO direcionará os juros pagos pelos empréstimos do GHO para o Tesouro Aave DAO, segundo informaram os desenvolvedores. Os usuários que apostam no AAVE no Aave Safety Module, para fornecer um backstop ao protocolo, podem cunhar GHO com desconto.