De acordo com a plataforma de análise criptomoedas, Messari, a empresa Ripple tem estado bastante ocupada ultimamente, estendendo suas mãos para colaborar com governos de todo o mundo. Ripple esta ajudando países com as moedas digitais do banco central (CBDCs), que serão baseadas no blockchain XRP Ledger (XRPL).
Para quem não está familiarizado com a terminologia, XRPL é a plataforma que utiliza o XRP como token nativo. Ripple tem sido uma das empresas mais ativas, buscando maneiras de alavancar o XRPL para vários casos de uso institucionais e governamentais. Com este empenho, a empresa está focada na utilização de XRP e XRPL para impulsionar seu serviço de liquidez sob demanda e iniciativas de CBDC.
As informações fornecidas por Messari afirmam que a Ripple está trabalhando em colaboração com mais de uma dúzia de países em projetos de CBDCs que serão implementados na blockchain XRPL. Isso coloca a XRPL na vanguarda das explorações de CBDC por diversos governos.
A nova plataforma CBDC da Ripple baseia-se na mesma tecnologia blockchain que a XRPL. Com mais de 20 países trabalhando em projetos de CBDC, a Ripple espera usar o XRPL para tornar essas visões uma realidade. Entre os avanços recentes, destaca-se a parceria com o Banco Central da Colômbia e a empresa de tecnologia blockchain Peersyst, que juntos buscam desenvolver um CBDC.
Em meados do mês passado, Ripple anunciou o programa piloto de CBDC da Colômbia. O projeto será conduzido pelo banco central da Colômbia, juntamente com o Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação do país. Espera-se que este programa piloto seja implementado ao longo deste ano.
Vale lembrar que, em junho de 2022, o governo colombiano lançou um registro nacional de terras com base no XRP Ledger, que permite o registro e a verificação de propriedades por meio de um blockchain. Estes passos fazem da Colômbia um dos pioneiros em adotar tecnologias blockchain no nível governamental.