Jeremy Allaire, cofundador e CEO da emissora de USDC Circle, externou sua crença de que as stablecoins atreladas ao yuan (dinheiro chinês) podem ser uma alternativa melhor em relação ao objetivo do governo chinês para internacionalização de sua moeda, se comparada com as moedas digitais do banco central (CBDC).
Em uma entrevista recente ao South China Morning Post (SCMP), Allaire disse:
“Se eventualmente o governo chinês quiser ver o RMB usado mais livremente no comércio e no comércio em todo o mundo, pode ser que as stablecoins sejam o caminho para fazer isso mais do que a moeda digital do banco central”.
Contudo, o CEO da Circle ressaltou que, mesmo considerando as stablecoins superiores às CBDCs, os dois sistemas são complementares.
Vale lembrar que, em abril, houve a informação da primeira cidade da China com planos para fazer pagamento de salários exclusivamente com Yuan Digital.
A cidade de Changshu, localizada na província de Jiangsu, informou na época sobre sua pretensão para se tornar a primeira no mundo a pagar os salários de seus funcionários públicos e de empresas estatais inteiramente com o CBDC yuan digital. Isso representou um grande passo para o Banco Popular da China (PBoC) e seu projeto de moeda digital.