A Autoridade de Supervisão Financeira Dinamarquesa (FSA), o regulador financeiro dinamarquês, ordenou que o Saxo Bank encerre seu serviço de negociação de criptomoedas no país, conforme informações de um relatório da Bloomberg divulgado em 5 de julho.
Além disso, segundo a publicação, a instituição bancária também recebeu ordens do regulador da Dinamarca para se desfazer de sua própria criptomoeda.
Em um comunicado, a FSA destacou que, na Dinamarca, os bancos não tem autorização do regulador para fazer operações referentes às negociações de criptomoedas, além de não poderem também manter seus próprios ativos digitais.
A proibição não deverá afetar de forma intensa os negócios do Saxo Bank, pois a negociação de ativos digitais equivale somente a uma pequena parte dele.
Vale lembrar que, sobre a legislação do setor, as novas regras regulatórias relacionadas às criptomoedas que foram aprovadas no parlamento da União Europeia no mês passado somente vão entrar em vigor apenas a partir do final de 2024.
União Europeia anuncia acordo sobre regras de capital de bancos cripto
A União Europeia (UE) anunciou, em 27 de junho, um acordo político referente a nova legislação de capital bancário, incluindo o setor de criptomoedas. O acordo aconteceu depois de uma reunião entre representantes do Parlamento Europeu, governos nacionais e a Comissão Europeia.
De acordo com o documento, “para lidar com os riscos potenciais”, os parlamentares também solicitaram que os bancos tenham que divulgar sua exposição a criptoativos.
O eurodeputado Jonás Fernández destacou que o novo regulamento fortalecerá o sistema bancário da UE, tornando-o mais resiliente a potenciais futuras crises. De acordo com o parlamentar, o acordo serviu para estabelecer requisitos de capital para criptoativos até que a Comissão apresente uma proposta de lei específica para o setor.