O ex-advogado da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), John Reed Stark, saiu em defesa de Gary Gensler, atual presidente da agência, perante as críticas recentes que o mesmo enfrenta acerca da sua abordagem na regulação das criptomoedas.
Segundo Stark, as discussões acerca das regulamentações de criptomoedas necessitam de um foco mais pontual. Ele encoraja as pessoas a concentrarem-se na lei e não em ataques pessoais a Gensler, expressando sua opinião em uma publicação no Twitter datada de 30 de junho.
Stark reprova a tendência de se envolver em ataques pessoais, que segundo ele, não sustentam-se em um tribunal, descrevendo-os como “uma tentativa falha e anêmica” de incitar uma mentalidade de turba.
É chegada a hora de questionar os fatos e as leis das posições da SEC e colocar um fim aos ataques pessoais a Gensler ou a equipe da SEC, defendeu Stark.
Ainda em sua defesa, Stark fez lembrar os 11 anos em que esteve à frente do SEC Office of Internet Enforcement, destacando a importância de se manter uma interação saudável com as partes interessadas do setor de segurança, para entender suas perspectivas e se manter bem informado.
Tais interações, segundo ele, estavam dentro de suas responsabilidades e não envolviam nenhum comportamento antiético. Stark disse que o mesmo deveria ser aplicado a Gensler, na sua interação com representantes da indústria para o desempenho eficaz de suas funções.
As observações de Stark foram instigadas por um artigo de Jake Chervinsky, o Conselheiro Geral da Compound Labs, que solicitou que Gensler se abstivesse de tomar decisões de execução relacionadas a criptomoedas.
Nesse sentido, Stark expressou sua opinião fazendo uma comparação com a postura pró-criptomoedas da comissária da SEC, Hester Peirce. Ele salientou que suas crenças não deveriam impedi-la de se recusar a questões relacionadas à regulamentação de criptomoedas. Ele afirmou que o mesmo princípio se aplica a Gensler.
Ele argumentou que, tal como Gensler, a comissária Peirce merece seu lugar na SEC. “Desde que esteja de acordo com os requisitos éticos, e seja uma advogada super ética e uma líder cuidadosa, merece pressionar seu ponto de vista, perspectiva e posições sempre que quiser”, afirmou Stark.
Por último, ele reiterou seu apoio a Gensler, frisando que a repressão à regulamentação de criptomoedas nos Estados Unidos está apenas no início, e aconselhou os investidores a se afastarem do mercado.
No meio dos debates em curso sobre a regulamentação das criptomoedas e o papel da SEC na supervisão dessa classe emergente de ativos, Gensler tem enfrentado resistência da comunidade de criptomoedas, especialmente após a SEC ter processado as exchanges de criptomoedas Coinbase e Binance por supostamente listarem títulos não registrados.