Pela primeira vez desde abril de 2021, a dominância do bitcoin hoje alcançou um impressionante 58% de acordo com o Coin Metrics. Isto marca uma mudança notável na tendência observada ao longo do ano passado.
Com uma capitalização de mercado de 590 bilhões de dólares, o Bitcoin está se afastando ainda mais do Ethereum e outras altcoins menores. O valor total de mercado para o setor é agora de 1,16 trilhão de dólares, uma redução de 2,85% no último dia.
Este aumento significativo vem em meio a um aumento do escrutínio regulatório por parte das autoridades reguladoras dos EUA, que têm apontado várias criptomoedas como títulos não regulamentados, resultando na perda de bilhões em suas capitalizações de mercado.
Na semana passada, o Bitcoin superou a resistência de US$ 30.000 mil após a BlackRock, solicitar um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin. Isto alimentou a ascensão do Bitcoin no domínio do mercado de criptomoedas e motivou muitos investidores a comprar o ativo, apesar das várias rejeições anteriores de pedidos de ETF.
O chamado “desconto GBTC”, que se refere à diferença entre o preço das ações e o valor patrimonial líquido do Bitcoin, está em queda, atingindo uma baixa mensal de -30%. Paralelamente, outras criptomoedas como o Grayscales Bitcoin Trust (GBTC) também experimentaram um aumento de preço.
Além disso, o Bitcoin tem liderado o mercado com um aumento de 85% no acumulado do ano, sendo negociado atualmente a US$ 30.100. A moeda superou a maioria das criptomoedas em 2023, com exceções notáveis do Bitcoin Cash (BCH) e Lido Finance (LDO).