A luta legal travada entre a Ripple e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) deve estar perto do fim em 2023. Em meio a recentes desenvolvimentos, muitos apoiadores da Ripple, estão alimentando a crença de que a empresa pode ter uma real chance de sair vitoriosa contra a SEC.
No momento da publicação, o preço do XRP estava cotado em US$ 0,503357 em alta de 2% nas últimas 24 horas.
Entretanto, a voz dissonante do proeminente entusiasta do Bitcoin, Max Keizer, ecoa pelo Twitter. Ele declara enfaticamente que Ripple e XRP não vão triunfar sobre a SEC, e afirma que a batalha “nunca foi sobre a lei. Segundo Keizer, a controversa criptomoeda foi “marcada para a morte” e seria o alvo de uma ação de limpeza empreendida por Gary.
As I keep telling you guys, the SEC swept away the independent ‘crypto’ exchanges & players, to make room for BlackRock, Wisdom Tree, Fidelity, etc. to get into #Bitcoin
XRP ain’t gonna win their case. This was never about the law. XRP was marked for death and Gary’s job is to…
— Max Keiser, sr. bitcoin advisor pres. Bukele 🌋🧢 (@maxkeiser) June 21, 2023
A retórica de Keizer gira em torno de sua teoria de que a SEC possui um plano mais abrangente, buscando alavancar trocas independentes e empresas de criptografia para abrir caminho para grandes players de Wall Street, como BlackRock, Wisdom Tree, e Fidelity.
Nas palavras do próprio Keizer, “A SEC varreu as bolsas e jogadores independentes de ‘cripto’, para abrir espaço para BlackRock, Wisdom Tree, Fidelity, etc., para entrar no Bitcoin”.
Essas afirmações surgem no contexto de importantes gestores de investimento, como a Wisdom Tree e a Invesco, solicitando o lançamento de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista. Essas solicitações vieram apenas alguns dias após a BlackRock anunciar um movimento semelhante.
Adicionalmente, a Fidelity Investments, Valkyrie Investments solicitaram a SEC o spot Bitcoin ETF. Como um contraponto a essa aglomeração de instituições financeiras tradicionais, ou TradFi, procurando ganhar exposição ao mercado de criptomoedas, a SEC tem apertado o cerco sobre os principais players do setor, incluindo Binance e Coinbase.