Uma das maiores exchanges de criptomoedas virou alvo de mais um processo. Desta vez, a Binance está sendo acusada de lavagem de dinheiro pelo Ministério Público de Paris, de acordo com informações do jornal diário francês Le Monde divulgadas em 16 de junho.
Um inquérito preliminar foi aberto pelo Ministério Público de Paris contra Binance por suspeita de prospecção ilegal de clientes além de envolvimento com lavagem de dinheiro.
De acordo com a publicação, o jornal teve acesso à investigação que “refere-se, por um lado, a atos de exercício ilegal da função de prestador de serviços sobre ativos digitais (PSAN) e, por outro lado, a atos de branqueamento de capitais agravado, por participação em operações de investimento, ocultação, conversão, sendo estas realizadas por autores de delitos geradores de lucros” .
Vale lembrar que, também em 16 de junho, a Binance anunciou sua saída da Holanda de forma imediata depois de não conseguir aprovação regulatória no país.
Conforme o Le Monde, há uma suspeita que a Binance tenha infringido as suas obrigações relacionadas aos chamados procedimentos “know your customer” (“conhecer os seus clientes”, KYC).
Às suspeitas de “lavagem de dinheiro agravada” incorporam as acusações feitas pelo regulador dos EUA, a SEC, no processo instaurado em 5 de junho.
Em resposta, a Binance afirmou:
“Para esclarecer: na França, as visitas in loco de reguladores e inspetores fazem parte das obrigações regulatórias às quais todas as instituições financeiras devem aderir. Tivemos uma visita in loco na semana passada pelas autoridades competentes. A Binance, como sempre, foi totalmente colaborativa e cumprimos nossas obrigações de acordo. Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com os reguladores e agências de aplicação da lei em todos os requisitos de conformidade em andamento para manter os altos padrões. A Binance investe tempo e recursos consideráveis para cooperar com a aplicação da lei globalmente. Cumprimos todas as leis na França, assim como em todos os outros mercados em que operamos”.