Após reavaliar sua oferta de criptomoedas diante das ações regulatórias recentes nos Estados Unidos, a Robinhood, uma popular plataforma de negociação, anunciou, em 9 de junho, que vai encerrar o suporte para Cardano (ADA), Polygon (MATIC) e Solana (SOL) em 27 de junho de 2023 às 18h59 ET.
De acordo com a plataforma, nenhuma outra moeda será afetada pela decisão e os criptoativos dos clientes estão seguros no Robinhood.
“Isso afeta apenas ADA, MATIC e SOL. Todas as outras criptomoedas que você possui no Robinhood não serão afetadas. E dependendo do estado em que você mora, você ainda pode trocar todas as outras moedas disponíveis”, assegurou.
A plataforma de negociação destacou que os usuários podem comprar, vender e manter ADA, MATIC e SOL até o prazo.
“Você poderá transferir ADA, MATIC e SOL até 27 de junho de 2023. (Se você mora no Havaí ou Nevada, não pode comprar ADA, MATIC e SOL. Se você mora em Nova York, não pode transferir ADA, MATIC e SOL)”, explicou.
Após o prazo, qualquer ADA, MATIC e SOL que ainda esteja na conta do usuário serão vendidos pelo valor de mercado e os rendimentos serão creditados em seu poder de compra Robinhood, conforme informou a plataforma.
A decisão segue a repressão da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) às exchanges Binance e Coinbase. A SEC, no início desta semana, iniciou uma repressão severa contra essas duas gigantes de troca de criptomoedas, levando o chefe jurídico da Robinhood, Dan Gallagher, a testemunhar perante o Congresso dos EUA na terça-feira, 6 de junho de 2023.
Gallagher esclareceu a posição da Robinhood em relação às ofertas de criptomoedas na plataforma, especialmente no contexto do processo da SEC contra as principais exchanges. Entre as criptomoedas listadas na Robinhood, 18 ao total, algumas estão sendo analisadas para possível retirada, pois a SEC classificou-as como títulos não registrados. Entre elas, Solana (SOL), Polígono (MATIC) e Cardano (ADA) estiveram no centro das atenções.