A Binance US, subsidiária americana da Binance, uma das maiores plataformas de negociação de criptomoedas do mundo, enfrenta dificuldades legais após a Securities and Exchange Commission (SEC), agência reguladora do mercado financeiro dos EUA, emitir uma ordem para congelar seus ativos na terça-feira desta semana.
Com esta pressão legal no caso Binance US v. SEC em 2023, a Binance US anunciou a remoção de mais de 100 pares de negociação avançada na quarta-feira, além de pausar seu portal de negociação Over-The-Counter (OTC). Dentre os pares atingidos, estão AAVE/USDT, COMP/USDT, EOS/USDT e BCH/BTC.
Apesar das remoções súbitas de pares, a Binance US não especificou os motivos, mas assegurou aos usuários que seus ativos permanecem seguros na plataforma. A medida entrará em vigor às 12h EDT do dia 8 de junho, e os depósitos e saques continuarão sendo processados normalmente.
A mudança reduz os pares de negociação suportados pela plataforma para 226. As opções de compra, venda e conversão permanecem disponíveis para a maioria das principais criptomoedas por capitalização de mercado, incluindo BTC, ETH, USDT, USDC, DOGE e outras. A bolsa não deu nenhuma indicação de que planeja trazer esses pares de negociação de volta.
A SEC lançou uma ordem de restrição contra a Binance US para congelar seus ativos, apenas um dia após a agência lançar seu processo de 136 páginas contra a bolsa e sua controladora internacional. A bolsa também foi ordenada a repatriar os clientes de todas as moedas fiduciárias e ativos digitais mantidos na plataforma Binance US dentro de 10 dias após o recebimento da ordem de restrição.
É uma situação delicada que põe em xeque a segurança dos investimentos em criptomoedas, principalmente para aqueles que têm ativos na Binance. As consequências ainda estão sendo avaliadas, mas uma coisa é certa: a regulação das criptomoedas está se tornando uma realidade cada vez mais presente e concreta nos EUA.