Ao defender o dólar americano, o presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, Gary Gensler, afirmou que não há necessidade de criptoativos em uma aparição no Squawk Box da CNBC, em 6 de maio.
“Não precisamos de mais moeda digital. Já temos moeda digital. Chama-se dólar americano. Chama-se euro. Chama-se iene. Eles são todos digitais agora”, destacou Gensler.
Ao se dirigir aos investidores, Gensler disse: “Essas plataformas de negociação, elas se autodenominam bolsas, estão misturando uma série de funções”.
“Nas finanças tradicionais; não vemos a Bolsa de Valores de Nova York também operando um fundo de hedge, criando mercados e, como alegamos na Binance, tendo uma organização irmã inundando a plataforma com transações chamadas ‘wash trading’”, complementou.
O presidente do regulador dos EUA ressaltou que os processos contra a Coinbase e a Binance demoraram muito para ser realizados e demandam tempo para conclusão pela quantidade de trabalho que os envolve. “Leva tempo. Fazemos as coisas de acordo com as regras”, explicou. “É um monte de investigação convencional para construir um caso como o que você viu alegado em uma denúncia de 136 páginas.”
Segundo Gensler, a equipe do regulador tentou conversar com as plataformas na tentativa de colocá-las em conformidade de acordo com a entidade.
“Tivemos discussões com literalmente dezenas de empresas cripto (incluindo Coinbase e Binance) e o que descobrimos é que este é um campo construído; todo o modelo de negócios é construído sobre a não conformidade com as leis de valores mobiliários dos EUA”, comentou. “Estamos pedindo a eles que entrem em conformidade e eles vão meio que ‘pegue-nos se puder’.
As declarações do presidente da SEC acontece após o anúncio de ações judiciais com duas das principais exchanges de criptomoedas do mercado, a Binance e a Coinbase.
No processo, a Comissão argumenta que a Coinbase violou as leis de valores mobiliários. A acusação é a mesma enfrentada pela Binance e seu CEO, Changpeng Zhao, conhecido como CZ, em que a SEC afirmou que eles quebraram as regras de valores mobiliários dos EUA.
Além disso, ao processar a Binance, a SEC afirmou que 10 tokens adicionais oferecidos pela Binance estão em violação da lei de valores mobiliários. Os tokens em questão são: SOL, ADA, MATIC, FIL, ATOM, SAND, MANA, ALGO, AXS e COTI. O que esses tokens têm em comum? Segundo a SEC, eles são todos “títulos de criptoativos”.