Os mercados de criptomoedas, com o Bitcoin à frente, podem enfrentar turbulências consideráveis nos próximos meses, conforme alerta Mike McGlone, renomado estrategista sênior da Bloomberg Intelligence. Segundo McGlone, a segunda metade de 2023 poderá trazer uma tempestade de fatores econômicos negativos, afetando potencialmente não apenas o Bitcoin, mas também a esfera mais ampla de ativos digitais.
De acordo com o estrategista, o principal órgão econômico dos EUA, o Federal Reserve, está seguindo sua trajetória de elevação das taxas de juros, uma ação que, historicamente, tem impacto direto no desempenho dos ativos de risco – categoria na qual se enquadram as criptomoedas. Este cenário, somado à expectativa de uma recessão econômica, pode resultar em um mercado de baixa prolongado para o Bitcoin e outros criptoativos.
Em suas palavras, “Os ativos de risco podem ficar baratos em recessões. O jogo de gato e rato entre o mercado de ações em recuperação e os bancos centrais atentos pode ser um obstáculo para os ativos de risco. As criptomoedas estão entre as mais arriscadas, e a incapacidade do Bloomberg Galaxy Crypto Index (BGCI) de se sustentar acima de sua alta de 2018 em 2023 pode ser por um bom motivo: o Fed ainda está apertando.”
#Bitcoin May Need to Prove Divergent Strength vs. Recession Force –
Declining cryptos in 2Q may be a sign of skepticism that the stock market can sustain its 1H bounce. Advancing equity prices buoying Federal Reserve rate-hike expectations could represent a potential lose-lose pic.twitter.com/XJrKgD1SN7— Mike McGlone (@mikemcglone11) June 3, 2023
O BGCI é um índice que acompanha o desempenho dos maiores criptoativos negociados em dólar. Até o dia 1º de junho, este índice teve um crescimento de 50% no ano de 2023, um resultado significativo, porém que pode sofrer revés devido aos sinais de instabilidade.
McGlone também destacou a análise da equipe da Bloomberg Economics que prevê um segundo semestre “feio” para criptomoedas e ações, com uma rara divergência observada entre o Nasdaq 100 Stock Index e o BGCI.
O futuro do mercado cripto, portanto, pode encontrar obstáculos, e o alerta de Mike McGlone serve para reforçar a importância da prudência no universo de ativos digitais. Enquanto aguardamos os próximos capítulos deste cenário incerto, a cautela deve ser o mantra dos investidores.