Robert Kiyosaki, conhecido autor do best-seller ‘Pai Rico, Pai Pobre’, tem consistentemente alertado sobre uma iminente recessão econômica. Em seu mais recente aviso, ele vai além, comparando a economia dos Estados Unidos a um “balão esvaziando”, em queda livre, enquanto o governo tenta desesperadamente reinflá-lo.
O panorama econômico atual parece inquietar Kiyosaki. Ele aponta sua crítica ao sistema financeiro e educacional dos EUA, o qual ele categoriza como “comunista” e “criminoso”. Kiyosaki, em recente entrevista para o podcast London Real, conduzido por Brian Rose, defendeu o ouro, prata e Bitcoin (BTC) como alternativas ao dólar, considerado por ele como sem valor e lixo.
Para Kiyosaki, o cerne do problema reside na educação financeira. “Nosso sistema monetário está tão deturpado, e ainda não ensinamos nada sobre dinheiro. Eu não consigo acreditar. Precisamos começar a transformar, não apenas nos educar”, expressou o autor. Na visão dele, essa transformação não é só uma questão de ir para a escola e conseguir um emprego. A verdadeira transformação, acredita Kiyosaki, envolve a compreensão do que é “dinheiro real” em contraste com o “dinheiro falso”.
Essa falta de compreensão, segundo Kiyosaki, tem levado a economia a uma “bolha” inflada pelo governo, uma imagem muito bem ilustrada por ele: “Você vê aquele balão pendurado lá atrás, esse é o balão que o Federal Reserve e o Banco da Inglaterra sopram na economia. Nós, a população, estamos pendurados embaixo desse balão, e eles estão bombeando todo esse dinheiro falso no sistema”.
O alerta de Kiyosaki é claro: a bolha econômica está prestes a estourar, e a tentativa do governo de impedir isso, por meio da impressão de mais dinheiro e a manipulação de taxas de juros, apenas adia o inevitável.
Como alternativa à crise, Kiyosaki há muito defende o investimento em ouro, prata e Bitcoin, preferindo estes ativos em vez do dinheiro fiduciário e das ações, já que não podem ser impressos. Ele particularmente elogia o Bitcoin, chamando-o de “dinheiro do povo”, expressando sua crença de que o valor do Bitcoin pode chegar a US$ 100.000 no futuro.