Em meio às movimentações do caso Ripple vs. SEC em 2023, uma situação em particular tem chamado a atenção dos entusiastas do mercado essa semana.
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, a empresa por trás da criptomoeda XRP, revelou em recente entrevista durante a cúpula Redefine Tomorrow 2023 que uma decisão sobre o caso envolvendo a SEC deve ser proferida em questão de semanas. A fala otimista vem na esteira da liberação dos polêmicos documentos de William Hinman, anterior diretor de Finanças Corporativas da SEC.
Hinman, em seu histórico discurso de 2018, declarou que nem Bitcoin nem Ethereum eram considerados valores mobiliários pela SEC. Ripple, desde então, defende que a XRP também não deveria ser classificada dessa maneira, o que foi o estopim para o acirrado litígio que se desenrola desde 2020. Ripple solicitou através da Lei de Liberdade de Informação os documentos que embasaram a conclusão de Hinman.
A SEC, por sua vez, alegou que o discurso de Hinman eram opiniões pessoais, e não a política da agência, buscando assim proteger os documentos relacionados ao discurso. No entanto, recentemente, um juiz federal rejeitou a moção da SEC, dando uma vitória significativa à Ripple. A decisão permite que as deliberações internas sejam examinadas publicamente, algo que Ripple acredita ser crucial para o caso.
As declarações de Garlinghouse acerca da resolução do caso geraram várias reações, inclusive de especialistas jurídicos e da comunidade cripto no Twitter. Muitos expressaram suas opiniões sobre o possível desfecho do litígio, alimentando o debate sobre o tema.
Este caso é especialmente relevante para o mercado de criptomoedas, pois seu resultado pode impactar diretamente a classificação de muitas outras criptomoedas no futuro. Por agora, tudo o que podemos fazer é acompanhar de perto os próximos desenvolvimentos desse importante caso legal.