Os desenvolvedores da blockchain de camada 1 Near Protocol e Wormhole Bridge anunciaram uma integração, em 16 de maio, com o objetivo de criar soluções light client visando o suporte de transferências entre cadeias através de provas de conhecimento zero (ZK).
“Esse movimento estratégico revoluciona a comunicação segura de aplicativos Web3, liberando um vasto potencial em diversos setores, incluindo DeFi, NFTs e governança. A integração representa um passo tangível em direção a uma Web3 menos abstrata e mais interconectada e sem confiança. Ao incorporar a tecnologia da Wormhole, a NEAR Foundation prevê uma mudança prática em que as transações entre cadeias se tornam eficientes, seguras e fáceis de usar”, afirmou a NEAR Foundation.
De acordo com o comunicado, sinalizando uma nova era de comunicação cross-chain sem confiança, essa integração NEAR-Wormhole será explorada por meio do corredor NEAR <> ETH e a promessa da ponte Zero-Knowledge.
“O corredor NEAR <> ETH representa uma nova classe de pontes habilitadas para zk, oferecendo maior interconexão entre o ecossistema NEAR e uma infinidade de aplicativos facilitados pelo Wormhole. Este corredor sem confiança está preparado para catalisar transações mais eficientes e seguras, simbolizando um passo substancial em direção a um ecossistema Web3 totalmente interoperável”, explicou.
A NEAR ainda destacou que os clientes ZK light prometem revolucionar a experiência de ponte, descartando a necessidade de suposições de confiança e validação externa. “Descarregando a maior parte da carga computacional para uma entidade fora da cadeia, esses clientes otimizam o armazenamento e os recursos de computação, abrindo caminho para um processo de ponte simplificado e eficiente. Essa inovação deve redefinir os padrões de segurança e confiabilidade no setor de blockchain.