O ex-desenvolvedor principal da Ethereum, Hudson Jameson, afirmou em seu Twitter, em 15 de maio, que os planos da Worldcoin são “irrealistas e assustadores”.
Jameson comentou sobre o projeto que utiliza um dispositivo chamado orb. O orb é usado para escanear as íris dos indivíduos para determinar se são humanos ou não.
“Além da tecnologia. e orb, os planos da equipe da WorldCoin são irrealistas e assustadores. Estou menos preocupado com a tecnologia zk de ponta. sendo construído, mas estou cético sobre o lançamento, pois ouvi alguns membros da equipe falarem sobre a integração de 10s de milhões de pessoas após o lançamento até 2025”.
O CEO da empresa de inteligência artificial e responsável pelo aplicativo ChatGPT, OpenAI, Sam Altman, estaria com “negociações avançadas” referentes a um financiamento de US$ 100 milhões para a Worldcoin, conforme informações publicadas pelo Financial Times, em 15 de maio.
A Worldcoin é um projeto que prevê a criação de uma criptomoeda de propriedade coletiva que deverá ser distribuída de forma global.
Para Jameson, a tokennomics da Worldcoin é “suspeita”, pois “apenas 80% das moedas vão para o público, com 10% indo para investidores e 10% para a equipe. Como isso vai criar uma moeda mundial justa? Existe alguma análise deles sobre a prevenção de lacunas de riqueza em certas áreas?”, questionou.
“WorldCoin parece uma invenção de VC para resolver um problema global, ignorando os fatores para resolver esse problema, além de criar uma tecnologia legal. Eles nerdsnipe e contratam engenheiros incríveis que também atuam como relações públicas no Twitter. Não vejo sucesso para a WorldCoin”, finalizou.
Sam Altman, o ex-presidente da Y Combinator e atual CEO da OpenAI, apresentou formalmente a Worldcoin a partir outubro de 2021. O projeto Worldcoin tinha como financiadores: a16z, Coinbase Ventures e Sam Bankman-Fried, e se descreve como “uma nova moeda global de propriedade coletiva que será distribuída de forma justa para o maior número de pessoas possível.”.