Com o panorama econômico global cada vez mais marcado pela presença das criptomoedas, a Ucrânia tem adotado estratégias inovadoras para combater atividades ilícitas ligadas ao seu conflito com a Rússia. Neste contexto, a aliança com os Estados Unidos tem desempenhado um papel fundamental.
Recentemente, o Internal Revenue Service (IRS), órgão tributário norte-americano, concedeu à Ucrânia licenças para utilizar o Chinalysis Reactor, um poderoso software de investigação que permite rastrear transações de criptomoedas, identificando as entidades reais por trás dessas operações. Esta medida tem o potencial de mudar o jogo no que tange à luta contra procedimentos ilícitos conduzidos por entidades russas.
E não é apenas a ferramenta que o IRS tem compartilhado com a Ucrânia. Os investigadores ucranianos também receberam treinamento pessoal do departamento americano. Essa formação direcionada pode capacitar a Ucrânia para ter uma vantagem estratégica significativa em sua guerra econômica com a Rússia.
A Ucrânia tem focado esforços no combate às campanhas russas de arrecadação de fundos via criptomoedas. Segundo Yurii Vykhodets, chefe do departamento cibernético da Polícia Nacional da Ucrânia, muitas dessas campanhas são criadas para financiar a guerra, contornando as sanções impostas através do uso de ativos virtuais.
Além de se esforçar para rastrear e eliminar esses centros de apoio, a Ucrânia e seus aliados têm pressionado as empresas de criptografia para cortar laços com a Rússia. A ideia é evitar que oligarcas e organizações sancionadas usem moedas digitais para evitar sanções ou financiar operações de guerra.
Nesse sentido, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e o International Money Fund (FMI) expressaram preocupação com o uso de criptomoedas pela Rússia para contornar as restrições.
Enquanto isso, o Departamento do Tesouro dos EUA tem feito sua parte, adicionando cinco endereços de criptomoeda à sua lista negra de sanções. Todos eles estavam ligados à Task Force Rusich, um grupo paramilitar acusado de cometer crimes brutais em território ucraniano.
No que se refere à guerra econômica, a Ucrânia está se mostrando disposta a utilizar todas as ferramentas à disposição para manter a resistência contra a Rússia, investindo na inteligência de rastreamento de criptomoedas e na formação de seus investigadores.