A Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que investigará as pirâmides financeiras de criptomoedas no Brasil poderá ser instaurada na Câmara dos Deputados nos próximos dias, conforme afirmou o autor da proposta, deputado Aureo Ribeiro (SD-RJ), em entrevista ao Valor Econômico.
De acordo com a reportagem, o parlamentar brasileiro afirmou que, em conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ficou definido que, quando Lira, voltar da viagem aos Estados Unidos, ele dará andamento ao requerimento da CPI.
A alegação principal para instauração da CPI das Pirâmides Financeiras é para que ela apure as situações de empresas irregulares que conseguem recursos de investidores brasileiros, prometendo vantagens e lucros rápidos.
O deputado brasileiro estima que a CPI das Pirâmides Financeiras pode ser criada em duas semanas, no dia 16 de maio de 2023.
Recentemente, Aureo Ribeiro destacou em uma entrevista que o principal objetivo da CPI é investigar o mau uso da tecnologia através de empresas fraudulentas, a exemplo da Atlas Quantum e GAS Consultoria, que lesaram cerca de 1 milhão de clientes no país, entre outras.