O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA informou em um comunicado oficial divulgado em 1º de maio sobre um acordo com a Poloniex LLC, uma entidade que era afiliada à exchange de criptomoedas Poloniex.
“A Poloniex concordou em remeter $ 7.591.630 para liquidar sua potencial responsabilidade civil por aparentes violações de sanções contra a Crimeia, Cuba, Irã, Sudão e Síria”, diz parte do comunicado.
De acordo com o Órgão, entre janeiro de 2014 e novembro de 2019, a plataforma de negociação Poloniex permitiu que clientes aparentemente localizados em jurisdições sancionadas se envolvessem em transações on-line relacionadas a ativos digitais – consistindo em negociações, depósitos e retiradas – com um valor combinado de $15.335.349.
No entanto, a OFAC destacou que a ação aconteceu apesar de terem motivos para conhecer suas localizações com base nas informações do Know Your Customer e nos dados de endereço de protocolo da Internet.
O Órgão ainda informou que o valor do acordo reflete a determinação da OFAC de que as aparentes violações da Poloniex não foram auto-reveladas voluntariamente e não foram flagrantes.
SEC multa exchange
A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA afirmou em um comunicado oficial que aplicou uma multa de quase US$ 4 milhões (R$ 20 milhões) na empresa cripto Coinme, sua subsidiária Up Global SEZC e o CEO de ambas as entidades, Neil Bergquist.
De acordo com a SEC, a multa foi aplicada pela oferta não registrada e vendas de títulos do “UpToken” e por falsas declarações e enganosas feitas por Bergquist e Up Global.