Alibaba, uma gigante de tecnologia chinesa, anunciou que está mirando a Inteligência Artificial (IA) ao planejar o “Tongyi Qianwen”, que deverá ser concorrente do ChatGPT, conforme informações da BBC, em 11 de abril.
De acordo com a publicação, a unidade de computação em nuvem afirmou que futuramente a empresa vai integrar o chatbot em seus negócios.
“Estamos em um momento decisivo tecnológico impulsionado pela IA generativa e pela computação em nuvem”, afirmou o presidente do Alibaba, Daniel Zhang, durante o lançamento de Tongyi Qianwen.
Alibaba informou que o novo recurso, inicialmente, vai ser adicionado ao DingTalk, que é um aplicativo de mensagens no local de trabalho da empresa.
Segundo a reportagem, o Tongyi Qianwen vai conseguir executar uma série de tarefas, podendo converter conversas em reuniões em notas escritas, digitar e-mails, além de redigir propostas de negócios. Deverá ser integrado o Tmall Genie (alto-falante inteligente) ao novo recurso.
Preocupações ChatGPT
Vários governos em todo o mundo estão cada vez mais preocupados com a inteligência artificial avançada que foi lançada publicamente pela OpenAI. O chatbot, chamado ChatGPT, é capaz de conversar como um ser humano e tem gerado preocupações sobre privacidade e regulamentação.
A Itália proibiu totalmente o chatbot em março depois que a OpenAI reconheceu um bug no sistema que expôs informações de pagamento e histórico de conversas de usuários.