Os Estados Unidos criaram menos vagas de emprego em março do que o esperado, oferecendo uma imagem mista sobre o próximo movimento de aperto monetário do Federal Reserve.
O relatório ADP National Employment divulgado na quarta-feira mostrou que os empregadores privados dos Estados Unidos contrataram menos trabalhadores do que o esperado em março, indicando que o mercado de trabalho está desacelerando.
O setor privado gerou apenas 145.000 empregos no mês passado, abaixo da previsão de 200.000 empregos pelos economistas consultados pela Reuters. A indústria de lazer e hotelaria contratou mais trabalhadores, enquanto houve perdas de empregos nas atividades financeiras, bem como nos serviços profissionais e empresariais.
O relatório de Empregos dos EUA em baixa, pode fazer o Fed mudar sua visão de mais alta de juros. Esta foi uma das maiores preocupaçoes de Powell. Embora, o Fed não tenha indicado nenhuma intenção de cortar as taxas de juros este ano, mas os ativos de risco como ações e criptomoedas mostrando sinais de recuperação.
No momento da publicação, o S&P 500 estáva em queda de -0.57% perto de 4,076.52 no dia. O preço do Bitcoin estava cotado em US$ 28,180 em queda de 0,1% nas últimas 24 horas.
Executivos do JPMorgan Chase alertam para a possível recessão de mercado
Em sua carta anual aos acionistas, Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, expressou preocupação com a atual crise bancária, citando o recente colapso do Silicon Valley Bank como uma fonte de ondas de choque em todo o sistema financeiro de acordo com yahoo finance.
Embora Dimon tenha destacado que essa crise bancária envolve muito menos atores financeiros e menos questões do que a crise de 2008, ele alertou que a atual crise bancária ainda não acabou e terá repercussões nos próximos anos. O executivo também alertou que as recentes falências bancárias mudaram significativamente as expectativas do mercado, aumentando as chances de uma recessão.
Neel Kashkari, presidente do Fed de Minneapolis, ecoou sentimentos semelhantes em uma entrevista na semana passada, alertando que os recentes estresses bancários definitivamente nos aproximam agora de uma recessão. Ele enfatizou que ainda não está claro quanto desses estresses bancários estão levando a uma crise de crédito generalizada, que poderia desacelerar a economia. No entanto, Kashkari observou que é muito cedo para dizer qual será o impacto da crise nas decisões futuras sobre taxas de juros ou na economia em geral.
Embora a situação ainda seja incerta, executivos do JPMorgan Chase e do Fed de Minneapolis alertam para a possibilidade de uma recessão de mercado, o que pode impactar significativamente a economia global.