O BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, através de sua plataforma de criptomoedas Mynt, anunciou nesta terça-feira, 4, o lançamento da sua própria stablecoin, a BTG Dol. A criptomoeda, cujo preço é lastreado em dólar americano, tem paridade de 1 para 1 com a moeda dos EUA: para cada BTG Dol emitido, um dólar é armazenado como lastro, garantindo que o preço da criptomoeda seja sempre o mesmo.
A principal ideia do BTG Pactual ao lançar a BTG Dol é oferecer aos detentores do ativo digital a oportunidade de “dolarizar” seu patrimônio de forma simples, eficiente e segura, além de permitir a interação entre o sistema financeiro tradicional e a nova economia digital.
O lançamento do BTG Dol faz do BTG Pactual o primeiro banco do mundo a lançar sua própria stablecoin. Segundo André Portilho, Head de Ativos Digitais do BTG Pactual, “Ao comprar o BTG Dol, o investidor tem acesso à forma mais fácil, segura e inteligente de investir em dólar”.
Com a BTG Dol, os investidores podem comprar a criptomoeda de forma direta, evitando taxas, burocracia e garantindo a posse da moeda, e não de um papel que representa participação na compra da moeda. Além disso, a BTG Dol pode ser adquirida com poucos cliques, o que a torna uma forma ágil e segura de investir na moeda americana.
Enquanto o mercado já possui outras stablecoins lastreadas em dólar em circulação, como o USDT, emitida pela Tether, o USDC, da Circle, e o BUSD, da Binance, problemas enfrentados pelos emissores podem fazer com que os investidores voltem suas atenções para a BTG Dol. O USDC teve risco de insolvência no mês passado, devido à quebra de bancos nos EUA, enquanto a Tether convive com questionamentos sobre a legitimidade de suas reservas e uma suposta falta de transparência sobre onde estão alocados os US$ 26,5 bilhões arrecadados com as emissões de tokens USDT. Já a BUSD, stablecoin criada pela Binance, foi substituída pela corretora após pressão de reguladores e não é mais emitida desde o mês passado.
Por ser emitida em blockchain por uma empresa de capital aberto, rigidamente regulada por órgãos do mercado tradicional, a BTG Dol oferece camadas de segurança pouco comuns no mercado cripto, proporcionando aos investidores que buscam exposição ao dólar uma alternativa não apenas conveniente, mas também segura de acordo com a empresa.