El Salvador continua a dar passos ousados em sua adoção do Bitcoin, tornando-se o primeiro país a criar um escritório regulatório dedicado ao Bitcoin. O Escritório Nacional Bitcoin (ONBTC) visa posicionar o país como uma potência tecnológica e econômica, e ajudará a facilitar a colaboração entre empresários e empresas Bitcoin.
Além disso, o presidente salvadorenho Nayib Bukele também assinou um projeto de lei para eliminar todos os impostos sobre renda, propriedade e ganhos de capital sobre inovações tecnológicas, incluindo programação de software, codificação, aplicativos e desenvolvimento de IA, bem como fabricação de hardware de computação e comunicação. A medida faz parte de um esforço maior para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no país.
Ayer tuvimos una reunión muy especial con la @bitcoinofficesv
Las empresas de #Bitcoin y los reguladores llevan iniciativas conjuntas para aportar aún más a #ElSalvador
Como miembro de @asobitcoin recibirás este y muchos más beneficios exclusivos! pic.twitter.com/OFgzpO4GA6
— Asociación Bitcoin de El Salvador (@asobitcoin) March 30, 2023
El Salvador tem sido pioneiro na adoção do Bitcoin, legalizando-o como moeda de curso legal em setembro de 2021. Desde então, o país tem usado seus ganhos de capital em Bitcoin para ajudar a reconstruir a economia do país.
O próximo passo na adoção do Bitcoin é a criação de títulos lastreados em Bitcoin – conhecidos como Volcano Bonds. Os títulos são denominados dessa forma devido à localização da Bitcoin City, que será um centro de mineração de criptomoedas alimentado por energia hidrotérmica do vulcão Conchagua. A legislação necessária para criar os títulos foi aprovada no início de 2023.
O presidente Bukele está empenhado em reinventar El Salvador, não apenas como um centro de criptomoedas, mas também em áreas como turismo, combate ao terrorismo e construção de centros regionais de negócios. Com essas iniciativas, El Salvador está se estabelecendo como um líder global em tecnologia e inovação.